Organização registrou mais de 130 rodadas de negócios
Por Redação
A Automec 2017 bateu recorde de público de acordo com balanço divulgado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento. Em sua 13ª edição, a maior feira da América Latina voltada à indústria da reposição e reparação automotiva, realizada este ano no São Paulo Expo, recebeu 74.252 visitantes entre dias 25 e 29 de abril.
Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions, diz que as marcas que apostaram no sucesso da AUTOMEC 2017 puderam comemorar os números positivos neste balanço final. “As mais de 1.500 marcas em exposição receberam compradores de todo o Brasil e de mais de 60 países e realizaram importantes negócios, que movimentarão o mercado nos próximos meses”.
Nos chamados Encontros de Negócios foram realizadas mais de 130 reuniões com a participação de 60 expositores e 80 compradores. “Os números desta edição são superlativos e fazem da Automec a mais importante feira de negócios da América Latina”, acrescenta Paulo Octavio.
O clima de otimismo esteve presente nos estandes em todos os setores do evento, que foi dividido em Acessórios e Customização, Reparação e Manutenção, Serviços e TI. “A Automec 2017 promoveu um excelente ambiente de negócios com público qualificado”, afirmou Sergio Montagnoli, diretor de marketing e vendas da Nakata.
Na mesma linha, o vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina, Delfim Calixto, comentou que o clima positivo da feira favorece as perspectivas de crescimento dos negócios de reposição automotiva para este ano.
“Desde o primeiro dia foi possível concretizar negócios”, revelou. Para Calixto, outro ponto importante foi a setorização dos estandes por segmentos, pois além de facilitar a localização das marcas para os visitantes, também valorizou as empresas.
“Esse otimismo mencionado pelos expositores se explica por alguns fatores da conjuntura do país, que apesar de atravessar um período de baixo desempenho econômico, têm tido importante crescimento no segmento de reposição e reparação automotiva. De um modo geral, as pessoas não podem comprar um zero quilômetro, mas precisam cuidar da manutenção e do reparo do seu veículo atual, e isso impulsiona as vendas no segmento”, avalia Leandro Lara, diretor de Eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
O mercado de reposição, que abrange uma cadeia composta por fabricantes, distribuidores, varejo e oficinas, cresce em média 4,8% ao ano e deve movimentar em 2017 R$ 121 bilhões. Até 2020 estima-se chegar a R$ 142 bilhões, segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) composto pelo Sindipeças, Sindirepa, Sincopeças e Andap, dentre outras entidades do setor.
Foto: Divulgação/Automec