Mercado

Varejo altera ranking de marcas mais vendidas

As vendas diretas representaram quase 36% de todos os automóveis e comerciais leves negociados no País. Algumas marcas mostram que dependem muito mais delas.

Por George Guimarães

Quais são as marcas líderes do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves? A resposta pode ser: depende! Sim, porque se o critério for emplacamentos, o ranking é um. Mas se a ideia é saber quantos veículos são negociados no varejo, direntamente com o consumidor final, sem as chamadas vendas diretas, ele é bem outro. Quem está lá na frente no primeiro pode perder várias posições no outro comparativo.

As vendas diretas, aquelas transações com empresas e a maioria fechada com grandes frotistas, como as locadoras, responderam por quase 36% de todos os veículos emplacados no Brasil ao longo do primeiro quadrimestre. É participação que influencia diretamente nos dois rankings.

Toyota tem apenas 6,1% de participação nas vendas diretas do primeiro quadrimestre

Caso exemplar é o da Fiat. A montadora italiana deteve 13,2% dos emplacamentos acumulados de janeiro a abril, a segunda melhor marca, atrás somente da líder General Motors e seus 17,7%. Quando, porém, são consideradas exclusivamente as vendas no varejo, a empresa despenca no ranking, cai para a sétima posição, com 8,6%, atrás da Ford, que em emplacamentos registrou no período 9,3% dos negócios, apenas quinta melhor colocação.

Naturalmente, portanto, a Fiat figura como a empresa que mais vende seus veículos diretamente para empresas. No quadrimestre, respondeu por 21,5% do total negociado no mercado brasileiro, à frente da General Motors, com 17,7%. Já a Toyota, sexta marca em emplacamentos com 9,0% de participação, teve somente 6,1% dos negócios em vendas diretas.

General Motors, a líder, e Volkswagen, terceira colocada, curiosamente mantiveram as mesmas posições em emplacamentos e vendas no varejo. Veja o  ranking de varejo abaixo:

                                                                     Vendas no varejo
                                                                     (primeiro quadrimestre/ 2017)
                                                                     1º  General Motors         17,7%
                                                                     2º  Hyundai                       12,3%
                                                                     3º  Volkswagen                11,5%
                                                                     4º  Toyota                          10,6%
                                                                     5º  Honda                           9,1%
                                                                     6º  Ford                               9,1%
                                                                     7º  Fiat                                  8,6%
                                                                     8º  Renault                         4,7%
                                                                        Fonte: Fenabrave
Compartilhar
Publicado por
admtmp

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás