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Citroën C3 e Aircross agora com câmbio de 6 marchas

Com a novidade, montadora espera evolução de 10% nas vendas dos dois modelos. Projeção é de que metade dos C3 negociados tenha a nova transmissão.

Montadora espera que metade das vendas do C3 seja com caixa automática

Por Alzira Rodrigues, de Porto Feliz(SP)

“A cereja que faltava no bolo”. Assim a nova diretora comercial da Citroën, Frida Lickel, define a incorporação do câmbio automático sequencial de 6 marcas nas linhas C3 e Aircross, disponível no mercado brasileiro desde o final de maio. A expectativa da empresa, segundo Frida, é ampliar a venda dos dois modelos em 10%. Nos primeiros quatro meses do ano foram emplacadas 2.973 unidades do C3 e 2.191 do
Aircross.

Como parte da estratégia de melhorar a performance do C3 a Citroën criou uma versão de entrada, a Attraction, para a gama com câmbio automático, que tem preço fixado em R$ 58,4 mil. As outras duas versões, a Tendence e Exclusive, custam, respectivamente, R$ 61,9 mil e R$ 65,5 mil. O Aircross tem duas versões – Live e Shine – que saem, respectivamente, por R$ 67,9 mil e R$ 76,4 mil.

Na linha C3, atualmente, o mix é de 60% de câmbio manual e 40% de automático, de acordo com informações da diretora comercial. Como a nova transmissão a expectativa é que essa proporção passe a ser de 50% para cada. Já o Aircross tem 70% das suas vendas com transmissão automática, índice já elevado e que, por isso, deverá ser mantido.

Com três comandos – Drive, Sport e Eco –, o C3 na primeira opção é 7% mais econômico que o anterior, com quatro marchas. “Se utilizado o comando Eco, ganha ainda mais 5% de economia”, destaca Frida.

Transmissão importada – A nova transmissão automática, produzida pela Aisin, é, segundo a PSA, que detém as marcas Peugeot e Citroën, a mais moderna opção desse tipo de caixa do grupo para motores a gasolina, “com ganhos significativos em termos de conforto, robustez, prazer ao dirigir e eficiência energética”.

Importada da Europa, a transmissão teve desenvolvimento local para adequação às condições das estradas brasileiras e da região da América do Sul. Foram rodados mais de 300 mil quilômetros na região de Penedo (RJ), Ubatuba e Campos do Jordão (SP).

A versão de entrada do C3 traz de série direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia,c de bordo, faróis de neblina, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura e profundidade, além de pneus 195/60 R15 Fuel Saver, entre outros.


Foto: Divulgação/Citroën

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