Mercado

Primeiro desempenho positivo em três anos

Indústria automobilística deverá registrar crescimento no acumulado de janeiro a maio com relação ao mesmo período de 2016. Expansão é modesta, mas pode indicar começo da mudança da curva descendente do setor.

Negócios em maio poderão superar 188 mil unidades

Por Alzira Rodrigues

Após três anos consecutivos de queda nos comparativos dos acumulados parciais e totais de um ano sobre o anterior, a indústria automobilística deverá ter desempenho positivo no balanço a ser divulgado dia 1º, quinta-feira, referente aos primeiros cinco meses deste ano.

Números parciais das vendas até segunda-feira, 29 – com o registro de 170,3 mil emplacamentos –, indicam a venda de pelo menos 188 mil veículos este mês, o que totalizará cerca de 817 mil unidades de janeiro a maio, ante total de 811,7 mil no mesmo período de 2016.

É um crescimento modesto, de menos de 1% se confirmada a projeção de 188 mil emplacamentos este mês, mas não deixa de ser um alento considerando as quedas consecutivas dos últimos três anos.

Segundo fonte do setor, o desempenho em maio pode até superar a projeção de 188 mil unidades. “É uma estimativa bem conservadora, considerando que tradicionalmente a média diária de vendas cresce nos últimos dias de cada mês. Em abril, por exemplo, a média diária dos últimos dois dias foi de 14 mil veículos”.

Ou seja, há possibilidade de o balanço de maio indicar mais de 190 mil veículos comercializados, incluindo automóveis, comerciais leves e pesados, o que representaria o melhor mês do ano – em março foram vendidos 189,1 mil.

As vendas diretas continuam tendo peso significativo nos balanços mensais – em abril chegaram a 37% –, mas concessionários de diferentes marcas informam que o movimento no varejo tem melhorado.


Foto: Reprodução

Compartilhar
Publicado por
admtmp

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás