Renault recicla 100% dos resíduos de sua fábrica

Fábrica da Renault em São José dos Pinais, no Paraná, recicla 100% dos resíduos gerados nos processos de produção de veículos e motores. É a primeira unidade da grupo fora da Europa a atingir o indíce

Dentre as boas práticas  da fabricante também está o reaproveitamento do lodo da pintura

Por Redação

Como destaque do Dia do Meio Ambiente, a Renault do Brasil revela que o Complexo Ayrton Senna, sua unidade produtiva localizada em São José dos Pinhais (PR) recicla 100% dos resíduos gerados no processo de produção. A fábrica alcançou a marca no fim de 2016 e se tornou a primeira da marca a atingir o feito fora da Europa.

Segundo a empresa, em todo o ano passado foram registradas a redução de mais de 420 toneladas de resíduos e a queda de 20% do índice de geração de resíduos por veículo fabricado.

De acordo com Rodrigo Tavares, supervisor de Meio Ambiente da Renault, todas as destinações foram pensadas de maneira a priorizar a redução na geração, tendo em vista o reuso, a reciclagem ou mesmo a incorporação a outros processos produtivos.

De isopor a pallets – A política ambiental da companhia é baseada na economia circular, na qual se evita o descarte do material, mas que seja aplicado em outro processo ou tenha outra finalidade. Um mapeamento inicial identificou cinquenta itens com potencial de reutilização e, partir daí, a criação de um catálogo desses materiais. Dentre os itens reciclados estão isopor, papel branco, madeira, papelão, plástico e lodo de pintura. A fábrica ainda reaproveita pallets, caixas de papelão e embalagens plásticas.

No complexo industrial paranaense até mesmo os resíduos sanitários deixaram de ser destinados a aterros e hoje auxiliam na recuperação de áreas degradadas, depois de passarem por um processo de compostagem acelerada.


Foto: Divulgação/Renault

Compartilhar
Publicado por

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás