Nova caixa de seis velocidades destina-se a veículos comerciais leves, como caminhões e micro-ônibus de até 7 toneladas ou caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas.
Manual de seis marchas, caixa tem aplicação em picapes, caminhões leves e micro-ônibus
Por George Guimarães
Uma nova transmissão manual acaba de ser apresentada pela ZF ao mercado brasileiro. Batizada de 6S-480, a nova caixa de seis velocidades destina-se a veículos comerciais leves, como caminhões e micro-ônibus de até 7 toneladas ou caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas.
O desenvolvimento da nova transmissão, afirma a empresa, mesclou conhecimento e esforços da matriz na Alemanha com os das áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da operação brasileira localizada em Sorocaba (SP), onde uma nova linha de montagem exclusiva foi inaugurada no ano passado para produzir outras duas opções da mesma família, as 6S-420 e 6S-450.
Sivio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul, revela que o Iveco Daily, produzido em Sete Lagoas (MG), é o primeiro veículo no mundo a utilizar o novo produto. Outras montadoras, porém, já estudam sua aplicação no Brasil, acrescenta.
As nova t linha de produção é decorrência do ciclo de investimentos encaminhado pela ZF ao longo de quatro anos, de 2012 a 2016, no valor total de R$ 532 milhões. Consultada por AutoIndústria, a empresa afirma não detalhar quanto especificamente destinou a cada produto ou aplicação “por confidencialidade”.
Um novo ciclo de investimento no Brasil, no entanto, também não foi anunciado até o momento. Oficialmente, a ZF reforça apenas que os investimos continuam e cita, como exemplo, “a localização da caixa Traxon, o lançamento do novo eixo na Agrishow este ano e a própria transmissão 6S- 480 de seis marchas”.
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