Produto

Transporte à prova de balas

Mercedes-Benz apresenta novidade específicas para o segmento de transporte de valores: o maior caminhão blindado da América Latina e chassi pronto de fábrica para se tornar carro-forte.

Mercedes-Benz apresenta chassi especialmente adaptado para carros-fortes e o maior caminhão blindado da América Latina

Por Lael Costa

A Mercedes-Benz acaba de desenvolver soluções específicas para o segmento de transporte de valores. Em parceria com a Prosegur, a fabricante entregou sete caminhões Axor 2644 blindados e outros 134 chassis 915 E concebidos garantir qualidade de fábrica e tornar mais ágil o processo de blindagem de carros-fortes no implementador. A transportadora está aplicando R$ 5 milhões na ampliação de sua frota de veículos.

De acordo com Marcos Andrade, gerente de produto caminhão da Mercedes-Benz, as adequações dos veículos partiram das sugestões do cliente. “No caso do chassi, o maior desafio é a distribuição do peso no veículo. Diferentemente do ônibus, no qual a maior exigência ocorre nos horários de pico, o carro-forte trabalha praticamente o tempo todo com sua capacidade total, sem poder quebrar, por uma questão óbvia de segurança.”

Depois, a fabricante teve de considerar a rapidez e o mínimo de intervenção por parte da empresa implementadora no chassi. Ao Andrade conta que ao todo, o chassi 915 E recebeu 11 adequações para que o implementador toque o mínimo possível no equipamento.

Dentre as principais alterações estão o encurtamento da distância do entre-eixo de 4.500 milímetros para 3.150 mm, reposicionamento do tanque de combustível e dos reservatórios de ar para traseira do veículo, nova coluna de direção, acertos do tamanho de eixo cardã e dos chicotes elétricos, de combustível e pneumáticos e a remoção dos cabos de acionamento do câmbio pela alavanca posicionada diretamente sobre a caixa de transmissão.

“Um processo de blindagem que demandava de sete a dez dias, agora pode ser feito em apenas um dia se a carroceria já estiver preparada, basta fixa-la sobre o chassi”, garante Andrade. “Para o transportador o custo do processo foi reduzido e o desperdício de peças eliminado. O cliente deverá desembolsar de R$ 3.000 a R$ 4.000 a menos por veículo”, estima.

Além dos chassis, que deverão ser entregues até o fim de julho, os Axor 2644 também passarão por reformulações para se adequarem ao pedido do cliente. Primeiro a transformação de um cavalo-mecânico 6×4 para 8×4, com dois eixos direcionais, depois entregar eficiência com maior capacidade volumétrica. O resultado foi o desenvolvimento do maior caminhão blindado da América Latina, uma composição bitrenzão com dez eixos capaz de acomodar 175 m³.

Mercado – O segmento de transporte de valores oscila de 250 a 300 unidades por ano. Em torno de 95% dele são baseados em chassis leves para adequação em carros-fortes. De acordo com o gerente de produto, há um grande potencial de renovação da frota devido a idade média da frota circulante, por volta de 10 anos. “O desempenho deste ano deverá ser até mais forte, porque até junho o mercado já havia absorvido 239 unidades.”

Segundo a fabricante, a Mercedes-Benz participa com 65% do mercado. Até um ano atrás registrava fatia de 40%.

 


Fotos: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás