Christopher Podgorski assume a operação da fabricante para a América Latina depois de três anos na Suécia

Por Redação

Após cinco anos na Suécia atuando como vice-presidente sênior global para vendas & marketing de caminhões da Scania, Christopher Podgorski está de volta ao Brasil para ocupar o cargo de presidente e CEO da Scania Latin America, o primeiro brasileiro no comando da empresa na região.

O anúncio coincide com o vigésimo ano de atuação do executivo na empresa e com as comemorações dos 60 anos da presença da companhia no Brasil.

“Estou muito feliz por estar de volta, e honrado pela responsabilidade que me foi confiada, principalmente em um momento tão importante para a Scania. Hoje estamos em meio à introdução de novas tecnologias e soluções e passando por um excelente momento em território europeu. Além disso, temos forte atuação nos mercados constituintes do chamado BRIC, bem como em mercados importantes da América Latina, com desempenho destacado em países como Argentina, Chile e Peru”, afirma em nota o executivo. “Outro motivo de satisfação é o fato de o Brasil estar dando mostras de retomada, ainda tímida, mas que demonstra que uma demanda reprimida de renovação de frota poderia estar se realizando nos próximos meses.”

Em sua nova missão, Podgorski tem como foco atender a produção para a América Latina e outros trinta mercados globais a partir da segunda maior operação industrial da empresa no mundo, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). “Aqui temos uma planta ‘espelho’ da Suécia, ou seja, somos a única fora a matriz que contém todos os processos fabris e produz o veículo completo.”

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado, Podgorski iniciou carreira em uma multinacional de máquinas e equipamentos pesados para construção e mineração. Ingressou na Scania em 1998 para coordenar a área de venda de caminhões e ônibus para a América Latina.

Depois de uma passagem pelo México no início dos anos 2000, foi trazido de volta para ocupar a posição de diretor geral da Scania, período em liderou a introdução do programa de padronização de operações da rede de concessionárias no país. Em 2010, assumiu a vice-presidência de vendas e marketing para a América Latina e, por volta de três anos depois, foi transferido para a matriz, onde foi responsável pela introdução da nova geração de caminhões da empresa no mercado europeu.


Foto: Scania /Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!