Mercado

Brasil exporta 38% dos caminhões que produz

Somando vendas internas e externas o setor conseguiu volume total de vendas no primeiro semestre similar ao do mesmo período do ano passado. As exportações cresceram 45,4% o o número de emplacamentos retraiu 16,1%.

Bom resultado externo garante volume total de vendas no primeiro semestre deste ano similar ao do mesmo período do ano passado

Por Alzira Rodrigues

M-Benz exporta Atego para Serra Leoa e Abu Dhabi

O esforço dos fabricantes de caminhões no sentido de ampliar negócios no exterior para compensar a forte retração interna já traz bons resultados para o segmento. A participação dos caminhões exportados no total produzido pela indústria de pesados saltou de 29,8% no primeiro semestre de 2016 para 38% este ano.

Diante do bom resultado externo, as vendas totais dos fabricantes de caminhões – somando produtos nacionais vendidos internamente e exportações – é até um pouco maior nos primeiros seis meses de 2017 do que no mesmo período do ano passado – 34.269 e 34.077 unidades respectivamente.

A indústria de caminhões vendeu internamente 21.457 unidades, das quais 20.638 produzidas no País e 819 importadas, registrando queda de 16,1% em relação ao primeiro semestre de 2016. Em contrapartida, embarcou para outros países total de 13,6 mil caminhões, alta de 45,4% em relação as 9,4 mil dos primeiros seis meses do ano passado.

Como as exportações no segmento de pesados está em alta, a produção cresceu 15,3% no período, atingindo 36 mil unidades nos primeiros seis meses do ano. Ainda falta muito para a indústria de caminhões ocupar sua capacidade ociosa – estimada em cerca de 60% –, mas a alta nas vendas externas certamente é um importante passo nesse processo.

Novos negócios – Maior exportadora de veículos comerciais da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil comercializa seus produtos em mais de 40 países da América Latina, África e Oriente Médio. No primeiro semestre deste ano exportou 3.965 caminhões, crescimento de 44,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Suas vendas externas em 2016 atingiram 6,4 mil unidades ante as 4,6 mil do ano anterior.

Em seu mais recente negócio a Mercedes-Benz fechou contrato de venda de 40 unidades do caminhão Atego 1725 4×4, desenvolvido para atender aplicações fora de estrada, para a África e Oriente Médio. Do total, 26 unidades vão para Serra Leoa, país da África Ocidental,e outras 14 para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Compartilhar
Publicado por

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás