Mercado

Vendas diretas atingem maior participação no ano

O índice vem crescendo continuamente desde o início do ano, saltando de 29,9% em janeiro para 42,7% em junho.

O índice vem crescendo continuamente desde o início do ano, saltando de 29,9% em janeiro para 42,7% em junho

Por Alzira Rodrigues

Em curva ascendente desde janeiro, a participação das vendas diretas no mercado interno de automóveis e comerciais leves chegou a 42,76% em junho,  recorde mensal no ano. A marca é ligeiramente superior à de maio, de 42,15%, mas bem acima dos 29,9% registrados em janeiro.

No acumulado do primeiro semestre as vendas diretas responderam por 38,2% do mercado total, ante os 31,2% registrados no mesmo período do ano passado.

Dos 189,2 mil veículos emplacados em junho no Brasil, 80,9 mil foram negociados com pessoas físicas. A Fiat respondeu por 18,9 mil unidades  e mais uma vez liderou o ranking de vendas diretas, com  23,4% de participação. A General Motors é a segunda, com 19,7%, seguida pela Volkswagen, 13,6%, e Renault, 12,2%.

Fonte: Fenabrave

O alto volume de vendas diretas em algumas marcas gera um ranking de negócios no varejo bem diferente do verificado no cômputo do mercado total de automóveis e comerciais leves, como atesta a Fenabrave.  GM e Volkswagen são as únicas que têm a mesma posição nos dois quadros de janeiro a junho. A primeira lidera ambos com participações de, respectivamente, 17,7%% e 17,4%. A Volkswagen é terceira nos dois casos, com fatias de 12,6% e 11,3%, respectivamente.

Já a Hyundai, quinta na lista das marcas mais vendidas no País, com 9,4% de penetração, é a vice-líder, com participação de 12,5%, se forem computadas apenas as vendas do varejo. Em contrapartida, a vice-líder no ranking geral, a Fiat, com fatia de 13,6%, é a sétima em emplacamentos para pessoas físicas, com apenas 8,3%. A Toyota ganha uma posição no varejo em relação ao mercado total e ocupa o quarto  lugar, assim como a Honda, sétima no total e sexta na lista das que mais vendem para pessoas físicas.

Também é diferente o ranking de vendas por modelo se consideradas as duas modalidades de venda. No atacado, os cinco primeiros colocados são Chevrolet Onix, Renault Sandero, Ford Ka, Volkswagen Gol e Fiat Uno. No varejo, o Onix também lidera, mas é seguido pelo Hyundai HB20,  Ford Ka, Chevrolet Prisma e Honda HR-V.


Foto: Divulgação/Empresa

Compartilhar
Publicado por

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás