O índice vem crescendo continuamente desde o início do ano, saltando de 29,9% em janeiro para 42,7% em junho.
O índice vem crescendo continuamente desde o início do ano, saltando de 29,9% em janeiro para 42,7% em junho
Por Alzira Rodrigues
Em curva ascendente desde janeiro, a participação das vendas diretas no mercado interno de automóveis e comerciais leves chegou a 42,76% em junho, recorde mensal no ano. A marca é ligeiramente superior à de maio, de 42,15%, mas bem acima dos 29,9% registrados em janeiro.
No acumulado do primeiro semestre as vendas diretas responderam por 38,2% do mercado total, ante os 31,2% registrados no mesmo período do ano passado.
Dos 189,2 mil veículos emplacados em junho no Brasil, 80,9 mil foram negociados com pessoas físicas. A Fiat respondeu por 18,9 mil unidades e mais uma vez liderou o ranking de vendas diretas, com 23,4% de participação. A General Motors é a segunda, com 19,7%, seguida pela Volkswagen, 13,6%, e Renault, 12,2%.
O alto volume de vendas diretas em algumas marcas gera um ranking de negócios no varejo bem diferente do verificado no cômputo do mercado total de automóveis e comerciais leves, como atesta a Fenabrave. GM e Volkswagen são as únicas que têm a mesma posição nos dois quadros de janeiro a junho. A primeira lidera ambos com participações de, respectivamente, 17,7%% e 17,4%. A Volkswagen é terceira nos dois casos, com fatias de 12,6% e 11,3%, respectivamente.
Já a Hyundai, quinta na lista das marcas mais vendidas no País, com 9,4% de penetração, é a vice-líder, com participação de 12,5%, se forem computadas apenas as vendas do varejo. Em contrapartida, a vice-líder no ranking geral, a Fiat, com fatia de 13,6%, é a sétima em emplacamentos para pessoas físicas, com apenas 8,3%. A Toyota ganha uma posição no varejo em relação ao mercado total e ocupa o quarto lugar, assim como a Honda, sétima no total e sexta na lista das que mais vendem para pessoas físicas.
Também é diferente o ranking de vendas por modelo se consideradas as duas modalidades de venda. No atacado, os cinco primeiros colocados são Chevrolet Onix, Renault Sandero, Ford Ka, Volkswagen Gol e Fiat Uno. No varejo, o Onix também lidera, mas é seguido pelo Hyundai HB20, Ford Ka, Chevrolet Prisma e Honda HR-V.
Foto: Divulgação/Empresa
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.