Negócios

Segmento de ônibus vai às compras

Operadoras do transporte de Recife e Olinda e a Cometa renovam suas frotas

Operadoras do transporte urbano de passageiros de Recife e Olinda e a Viação Cometa renovam parte de suas frotas

Por Redação

O segmento de ônibus, como o de caminhões, ainda enfrenta acentuada queda nas vendas de veículos, no acumulado do primeiro semestre os negócios ainda estão 13,8% menores em relação ao mesmo período do ano passado, 4.896 contra 5.683 unidades, respectivamente. A conta-gotas, no entanto, a necessidade de renovar frota faz o mercado se movimentar, como os ônibus da Marcopolo que seguem para Pernambuco e os da Mercedes-Benz para a Viação Cometa.

As operadoras do sistema de transporte urbano de Pernambuco, Empresa Metropolitana e Rodoviária Caxangá, negociaram lote de 135 ônibus modelo Torino, da Marcopolo, para atuarem nas cidades de Recife e Olinda. Juntas as companhias somam perto de 700 ônibus, todos da fabricante de Caxias do Sul (RS).

Indicado para a aplicação de transporte urbano de passageiros, os Torino serão encarroçados com chassi Mercedes-Benz OF 1721. O modelo possui capacidade para 40 passageiros sentados e serão configurados com três portas de acesso, elevador para pessoas com mobilidade reduzida na porta central e espaço para exclusivo para cadeirante. Os veículos também serão entregues preparados para receber câmeras, sistema de biometria e GPS. No interior, as poltronas serão do tipo City, estofadas e de encosto alto.

Também a Viação Cometa, empresa de transporte rodoviário de passageiros, decidiu renovar parte de sua frota de 650 ônibus. A companhia adquiriu 54 chassis dos modelos O 500 RSD 6×2 e RS 4×2. Os veículos atuarão em viagens de curtas, médias e longas distâncias a partir de setembro, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

De acordo com a Mercedes-Benz, 95% dos ônibus da Viação Cometa são montados com chassi da fabricante de São Bernardo do Campo (SP). Os chassis agora adquiridos possuem programa eletrônico de estabilidade, sistema eletrônico de freio a disco (EBS) e suspensão pneumática controlada eletronicamente (ECAS). Os veículos também seguiram para a Viação Cometa com rodas de alumínio e caixa de transmissão automatizada PowerShift GO-240 de 8 marchas com retarder.


Fotos: Mercedes-Benz e Edison de Oliveira

Compartilhar
Publicado por

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás