Mercado

Mercado caminha para crescimento acima de 4%

As vendas de veículos este mês devem superar julho de 2016 e já há apostas de alta de pelo menos 6% no segmento de automóveis e comerciais leves

Por Alzira Rodrigues

O mercado de veículos sinaliza números positivos este mês em relação a julho de 2016, o que representaria o terceiro mês consecutivo de alta no comparativo anual. Até o dia 26 foram emplacadas 153 mil unidades e, segundo fontes do mercado, estima-se chegar a uma faixa de pelo menos 189 mil a 190 mil veículos até o dia 31.

Se for alcançado tal patamar, ele será um pouco inferior ao de junho (quase 195 mil unidades), mas maior do que o do mesmo mês do ano passado, quando foram emplacados 181,4 mil veículos. O comparativo anual positivo por três meses seguidos tem levado executivos do setor a prever crescimento no segmento de automóveis e comerciais leves acima dos 4% projetados pela Anfavea.

É o caso do vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen, Gustavo Schmidt, que na apresentação da linha Pepper este mês falou em alta de pelo menos 6%. E reforçou: “Pode ser até um pouco mais”.
Também o presidente da Abrahy, Associação Brasileira das Concessionárias Hyundai, Daniel Kelemen, estima crescimento maior, na faixa de 5% a 8%. A Anfavea não descartou rever sua projeção para o mercado interno – assim como fez com exportações e produção –, o que pode até acontecer no próximo dia 6 quando a entidade divulgará balanço dos primeiros sete meses do ano.

A Fenabrave já reviu sua meta de 3,1% para 4,3%. O presidente da entidade, Alarico Assumpção Jr, reconhece que a situação hoje é melhor do que a de um ano atrás e até admite que esse índice possa ser superado. Mas como ainda há indefinições na área política prefere aguardar os próximos meses. O mês de julho, segundo a Fenabrave, tem números similares ao de junho, com o dado positivo de indicar crescimento em relação ao ano passado.

Segundo fontes do mercado, no último dia 26 foram emplacados quase 12 mil veículos, média que deve ser mantida até o dia 31, o que sinaliza a projeção de 189 mil a 190 mil unidades – em junho foram comercializados quase 195 mil veículos. Tem sido recorrente a média subir para faixa acima de 10 mil nos últimos dias de cada mês. Já teve caso de chegar a 14 mil.

Ao comentar que o crescimento no ano deve ser de pelo menos 6% – com total de 2,1 milhões de automóveis e comerciais leves -, Gustavo Schmidt, da Volkswagen, apontou 2017 como o ano da recuperação. “As taxas de juro em queda, a desaceleração da inflação, a safra recorde e o crescimento das exportações indicam claramente um ano melhor”, comentou o executivo.


 

 

Compartilhar
Publicado por
admtmp

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás