Negócios

Magneti Marelli fornecerá ECS para o Mitsubishi ASX

A sistemista, que já atende Fiat e Chery, negocia o sistema de partida a frio com outras montadoras 

Por Redação

Pioneira no fornecimento do sistema flex no Brasil, a unidade Powertrain da Magneti Marelli anuncia que fornecerá o seu sistema de partida a frio para a Mitsubishi, que o utilizará no novo modelo ASX. Sem citar números, a empresa informa ainda que mantém negociações com diversas outras montadoras, “com boas perspectivas de fornecimento”. O sistema de partida a frio da Magneti Marelli está presente em todos os modelos flex da linha FCA, no Chery New QQ e agora no Mitsubishi ASX.

Batizado de ECS, Ethanol Cold System, o sistema que passa a equipar o SUV 4×4 da marca japonesa é composto por galeria de combustível e bicos injetores, além da unidade de controle de aquecimento HCU, Heater Control Unit, e dois pré aquecedores de combustível.

De acordo com a Magneti Marelli, o desafio dos seus engenheiros foi desenvolver um sistema que, quando alimentado unicamente por etanol, permitisse a partida do veículo a baixas temperaturas (até – 8°C). Além de garantir maior eficiência na partida a frio, o sistema reduz a emissão de poluentes, colaborando com o atendimento aos novos requisitos de controle ambiental.

Outra característica importante é a redução no consumo de energia da bateria, sempre mais crítico em baixas temperaturas. A tecnologia desenvolvida pela Magneti Marelli apresenta um consumo abaixo de 0,5% da capacidade total da bateria nas condições mais extremas.

Ainda segundo a sistemistas, o seu sistema de partida a frio vem complementar o pioneiro SFS, Software Flexfuel Sensor, com a central de comando ECU, Eletronic Control Unit, Família 10 – dotada com microprocessadores de nova geração, com maior capacidade de memória e velocidade de processamento bem superior às versões iniciais.
A ECU Família 10 realiza a leitura dos dados provenientes de diversos sensores distribuídos pelo veículo com muito mais rapidez, como, por exemplo, os da proporção da mistura ar-combustível, atuando de maneira mais precisa, melhorando a eficácia do sistema e economizando no consumo e reduzindo emissões.


Foto: Divulgação/ Mitsubishi

Compartilhar
Publicado por
admtmp

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás