Por Alzira Rodrigues
Enquanto a General Motors segue firme na liderança do mercado, com participação de 17,9% no acumulado dos primeiros sete meses do ano, apenas um ponto porcentual separa Fiat e Volkswagen na briga pelo segundo lugar – elas têm, respectivamente, 13,6% e 12,6% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no País. E a briga é ainda mais acirrada na disputa pelo quarto lugar do ranking nacional por marcas.
De janeiro a julho deste ano a Hyundai emplacou 110,4 mil unidades, o que lhe garantiu a quarta colocação, com participação de 9,44%. Só que a Ford, no mesmo período, vendeu 109,5 mil veículos, ou seja, apenas 900 unidades a menos do que a marca japonesa, com fatia de 9,36%.
E tem ainda a Toyota na briga pela quarta posição no ranking por marcas. Em julho, por exemplo, ficou em quinto lugar, com 9,4 mil unidades comercializadas, apenas 200 a menos do que a Hyundai (9,6 mil emplacamentos). E a Ford vendeu 9 mil veículos, ocupando assim a sexta posição no mês.
Seja no acumulado ou especificamente em julho, não chega a um ponto porcentual a diferença entre as três concorrentes ao quarto lugar no ranking nacional. Ou seja, não dá para cravar quem será a vencedora nessa disputa até o final do ano.
Nesse contexto, vale destacar que a Ford é quem tem novidade neste segundo semestre, com a chegada do novo EcoSport, que terá produção ampliada em 30% na busca por maior participação no mercado interno e também no exterior. A Hyundai, por sua vez, está operando a plena capacidade, em três turnos, e não tem como colocar volume maior de produtos no mercado brasileiro.
Acumulado Janeiro-Julho 2017
Marcas Vendas Participação
GM 200,9 mil 17,9%
Fiat 159,7 mil 13,60%
VW 147,7 mil 12,60%
Hyundai 110,4 mil 9,44%
Ford 109,5 mil 9,36%
Toyota 104,5 mil 8,93%
Renault 85,9 mil 7,30%
Honda 74,9 mil 6,40%
Jeep 47,7 mil 4,00%
Nissan 39,1 mil 3,35%
Fonte: Fenabrave