Mercado

Disputa acirrada no ranking por marca

Hyundai, Toyota e Ford brigam de perto pelo quarto lugar e apenas um ponto porcentual separa VW da Fiat na busca pela vice-liderança

Por Alzira Rodrigues

Enquanto a General Motors segue firme na liderança do mercado, com participação de 17,9% no acumulado dos primeiros sete meses do ano, apenas um ponto porcentual separa Fiat e Volkswagen na briga pelo segundo lugar – elas têm, respectivamente, 13,6% e 12,6% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no País. E a briga é ainda mais acirrada na disputa pelo quarto lugar do ranking nacional por marcas.

De janeiro a julho deste ano a Hyundai emplacou 110,4 mil unidades, o que lhe garantiu a quarta colocação, com participação de 9,44%. Só que a Ford, no mesmo período, vendeu 109,5 mil veículos, ou seja, apenas 900 unidades a menos do que a marca japonesa, com fatia de 9,36%.

E tem ainda a Toyota na briga pela quarta posição no ranking por marcas. Em julho, por exemplo, ficou em quinto lugar, com 9,4 mil unidades comercializadas, apenas 200 a menos do que a Hyundai (9,6 mil emplacamentos). E a Ford vendeu 9 mil veículos, ocupando assim a sexta posição no mês.
Seja no acumulado ou especificamente em julho, não chega a um ponto porcentual a diferença entre as três concorrentes ao quarto lugar no ranking nacional. Ou seja, não dá para cravar quem será a vencedora nessa disputa até o final do ano.

Nesse contexto, vale destacar que a Ford é quem tem novidade neste segundo semestre, com a chegada do novo EcoSport, que terá produção ampliada em 30% na busca por maior participação no mercado interno e também no exterior. A Hyundai, por sua vez, está operando a plena capacidade, em três turnos, e não tem como colocar volume maior de produtos no mercado brasileiro.


Acumulado Janeiro-Julho 2017 

Marcas               Vendas              Participação

GM                       200,9 mil                   17,9%
Fiat                        159,7 mil                   13,60%
VW                        147,7 mil                   12,60%
Hyundai               110,4 mil                   9,44%
Ford                      109,5 mil                   9,36%
Toyota                  104,5 mil                   8,93%
Renault                  85,9 mil                   7,30%
Honda                    74,9 mil                   6,40%
Jeep                        47,7 mil                   4,00%
Nissan                    39,1 mil                   3,35%


Fonte: Fenabrave

Compartilhar
Publicado por
admtmp

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás