Negócios

Mercedes-Benz investe no pós-venda para a Fenatran

Montadora adianta conjunto de soluções em peças e serviços para manter o veículo o menor tempo possível na oficina

Por Redação

A Mercedes-Benz preparou um arsenal de soluções na área de pós-venda visando rapidez nos serviços de manutenção de reparo, além de promover previsibilidade, eficiência e menores custos ao gestor da frota. As novidades apresentadas fazem parte do pacote de atrações que a montadora levará para a Fenatran, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, a ser realizado de 16 a 20 de outubro, no São Paulo Expo, na Capital paulista.

Na rede de concessionárias, a novidade é que em breve todos os 180 pontos da marca adotarão o conceito que a montadora definiu como Oficina de Alta Performance 2.0. Na prática, as lojas estão se preparando para que os serviços de manutenção e reparo sejam sempre agendados.

Além do processo permitir um diagnóstico do problema antecipado, o concessionário deixa a oficina pronta para receber o veículo na hora marcada. “O agendamento promoveu melhoria de 5% para 50% no tempo do serviço”, revela Jaqueline Neves, gerente sênior de peças e serviços da montadora. “E também o aprimoramento dos processos acaba refletindo em custos menores para o gestor.”

Atualmente são 92 concessionárias operando sob esse conceito e a montadora espera que até dezembro do ano que vem toda a rede esteja certificada.

Kit de peças por segmento de atuação do cliente é outra novidade da Mercedes-Benz. Baseado na experiência do gestor da frota, a fabricante organizou kits com determinado número de peças para os serviços de manutenção e reparos. São mais de duzentas caixas para atender de cinco segmentos específicos: graneleiro, madeireiro, canavieiro, mineração e transporte de passageiros.

De acordo com a fabricantes, o kit fica 15% mais em conta se as peças fossem adquiridas de maneira separada. “Além de ser mais conveniente ao concessionário ou cliente que possui sua própria oficina, os kits reduzem a quantidade de parts number no estoque e garantem mais agilidade nos serviços”, avalia Marcelo Zanineli, gerente de peças e serviços,

Com o objetivo de proporcionar mais previsibilidade de custos com a manutenção, a área de pós-venda também criou dezesseis pacotes de serviço com preço fixo para os caminhões Actros e Axor rodoviários. Nos planos estão incluídas peças, mão de obra e parcelamento em três vezes. O site www.vantagensdeverdade.com.br descreve todos os planos disponíveis e as concessionárias participantes. Segundo a montadora, os valores são válidos para todo o território nacional.

A função Telediagnose incorporada no FleetBoard, o sistema de gestão e rastreamento de frota, é a outra novidade que será lançada pela montadora na Fenatran. O recurso identifica falhas do veículo durante a operação e envia as informações à Central de Relacionamento. A central, por sua vez, aciona o cliente para propor a melhor solução imediatamente e, assim, preservar o veículo. O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
admtmp

Notícias recentes

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás