A venda de baús para carga geral, por exemplo, cresceu 42,7% no ano. Números gerais do setor ainda indicam queda, mas índice de retração é menor a cada mês.
Por Redação
Dos quinze segmentos contemplados nos negócios relativos a reboques e semirreboques, cinco registram acréscimo de vendas este ano, com destaque para os baús para carga geral, com alta de 42,7%. Os outros quatro são transporte de toras (13,7%), baú frigorífico (11,9%), baú lonado (20,4%) e tanque alumínio (26,7%).
Alcides Braga, presidente da Anfir
Na avaliação da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, a redução gradativa da queda no acumulado e o crescimento em alguns segmentos é um indicativo favorável neste momento do setor. “O desempenho da indústria de implementos rodoviárias mostra que gradualmente a economia está sendo retomada”, comenta o Alcides Braga, presidente da Anfir, lembrando que as vendas do setor são um dos termômetros do desempenho do País por indicarem as oscilações da atividade econômica.
No total, foram vendidos de janeiro a julho 30,7 mil implementos rodoviários, ante os 37,4 mil de idêntico período de 2016. O mercado de reboques e semirreboques apresentou queda de 12,19% de janeiro a julho de 2017, com 12,9 mil emplacamentos, enquanto o de carroceria sobre chassis teve retração de 21,68%, com a venda de 17,8 mil produtos.
Faltam ações – Braga diz que ritmo dos negócios poderia ser mais elevado se houvesse uma política de incentivo para a recuperação da economia. “Em um momento como o atual faz falta a ação do BNDES dando suporte à indústria e desempenhando seu papel histórico de parceiro dos setores produtores”, destaca.
De qualquer forma, as perspectivas são favoráveis para os próximos meses por dois motivos: historicamente o segundo semestre costuma apresentar números de vendas mais elevados e este ano o setor contará com a realização da maior feira de transporte de carga da América Latina, a Fenatran. “A feira é um momento importante porque permite às empresas se aproximarem mais de seus principais clientes, o que pode resultar em mais negócios realizados”, diz Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir.
Foto: Divulgação/Randon
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