Parte de estratégia global da companhia, o chassi chega para substituir o B290R
Por Redação
A Volvo Bus Latin America começou a oferecer um novo chassi para o transporte urbano de passageiros em substituição do atual B290R. O lançamento faz parte de plano estratégico da marca de produzir veículos a partir de uma plataforma global, com o objetivo de oferecer maior disponibilidade de peças, rapidez e facilidade de atendimento em qualquer região na qual a fabricante atua.
O lançamento traz como principal destaque o motor MD8 de 8 litros, desenvolvido em conjunto com os times de desenvolvimento e manufatura do Brasil, Índia e França. A novidade também amplia a oferta da companhia a partir da fábrica de Curitiba (PR), onde produz motores de 8, 11 e 13 litros, além das caixas de câmbio automatizadas I-Shift.
“A produção de motores dentro de uma plataforma global nos permite estar sempre atualizados com o que há de mais avançado em tecnologia automotiva no mundo”, observa Luiz Bohatch, vice-presidente de Powertrain Production South America. “Hoje, trens de força muito similares transportam pessoas na Europa, na América do Sul e na Índia, fazendo com que potenciais melhorias e novas soluções sejam prontamente replicadas em todas as plantas onde os motores são fabricados.”
O MD8 gera 250 cv e torque de 950 Nm e no B8R pode estar associado às novas gerações das caixas de câmbio ZF ou Voith. De acordo com a Volvo Bus, na comparação com o chassi antecessor, o novo produto proporciona consumo 3% menor e redução de até 4% no custo de manutenção, conforme dados obtidos durante fase de testes em parceria com empresas, como a Viação Santa Brígida, operadora do transporte urbano de passageiros nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e centro da cidade de São Paulo.
A nova oferta da Volvo Bus sai de fábrica equipada com freio a disco, suspensão eletrônica e volante com ajuste de profundidade e altura. O modelo é configurado como 4×2 e pode atuar com pisos alto ou baixo. O chassi vem ainda preparado com softwares de conectividade para facilitar ativação dos sistemas de gerenciamento de frota da marca, o Fleet Managment e o I-Coaching.
“A Volvo investe continuamente no desenvolvimento de veículos mais eficientes, que garantam o menor custo por passageiro transportado, contribuindo dessa forma para aumentar a eficiência de transporte e contribuir com o sucesso dos negócios dos clientes da marca”, resume Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.
O B8R também será oferecido para alguns países da América Latina com 330 cv para poder enfrentar condições mais severas de topografia e altitude.
Foto: Volvo Bus Latin America/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País