Produto

B8R é novo ônibus urbano da Volvo

Parte de estratégia global da companhia, o chassi chega para substituir o B290R

Por Redação

A Volvo Bus Latin America começou a oferecer um novo chassi para o transporte urbano de passageiros em substituição do atual B290R. O lançamento faz parte de plano estratégico da marca de produzir veículos a partir de uma plataforma global, com o objetivo de oferecer maior disponibilidade de peças, rapidez e facilidade de atendimento em qualquer região na qual a fabricante atua.

O lançamento traz como principal destaque o motor MD8 de 8 litros, desenvolvido em conjunto com os times de desenvolvimento e manufatura do Brasil, Índia e França. A novidade também amplia a oferta da companhia a partir da fábrica de Curitiba (PR), onde produz motores de 8, 11 e 13 litros, além das caixas de câmbio automatizadas I-Shift.

“A produção de motores dentro de uma plataforma global nos permite estar sempre atualizados com o que há de mais avançado em tecnologia automotiva no mundo”, observa Luiz Bohatch, vice-presidente de Powertrain Production South America. “Hoje, trens de força muito similares transportam pessoas na Europa, na América do Sul e na Índia, fazendo com que potenciais melhorias e novas soluções sejam prontamente replicadas em todas as plantas onde os motores são fabricados.”

O MD8 gera 250 cv e torque de 950 Nm e no B8R pode estar associado às novas gerações das caixas de câmbio ZF ou Voith. De acordo com a Volvo Bus, na comparação com o chassi antecessor, o novo produto proporciona consumo 3% menor e redução de até 4% no custo de manutenção, conforme dados obtidos durante fase de testes em parceria com empresas, como a Viação Santa Brígida, operadora do transporte urbano de passageiros nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e centro da cidade de São Paulo.

A nova oferta da Volvo Bus sai de fábrica equipada com freio a disco, suspensão eletrônica e volante com ajuste de profundidade e altura. O modelo é configurado como 4×2 e pode atuar com pisos alto ou baixo. O chassi vem ainda preparado com softwares de conectividade para facilitar ativação dos sistemas de gerenciamento de frota da marca, o Fleet Managment e o I-Coaching.

“A Volvo investe continuamente no desenvolvimento de veículos mais eficientes, que garantam o menor custo por passageiro transportado, contribuindo dessa forma para aumentar a eficiência de transporte e contribuir com o sucesso dos negócios dos clientes da marca”, resume Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

O B8R também será oferecido para alguns países da América Latina com 330 cv para poder enfrentar condições mais severas de topografia e altitude.


Foto: Volvo Bus Latin America/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
admtmp

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás