FCA já registrou denominação e grafia do logotipo. Modelo chega no último bimestre.
Por Marcos Rozen
O Fiat Argo sedã, atualmente conhecido apenas pela denominação de projeto X6S, poderá ser batizado como Endurance. A FCA já registrou o nome, além da grafia de seu logotipo, junto aos órgãos responsáveis por propriedade industrial no Brasil, em processo que foi aberto apenas três dias depois da fabricante solicitar registro para o Argo.
Além destes dois não há nenhum outro nome de veículo registado pela FCA recentemente.
O sedã será fabricado na Argentina, com lançamento previsto para o último bimestre deste ano. Até lá, naturalmente, a escolha do nome pode mudar. O próprio batismo do Argo só foi descoberto poucos dias antes do lançamento, quando a Fiat colocou modelos camuflados para rodar por algumas cidades do País com a inscrição #DescubraArgo impressa na carroceria.
O batismo Endurance ainda representaria uma associação à esportividade, algo do que geralmente carecem os sedãs, uma vez que o termo é usado para identificar algumas categorias de automobilismo que competem com modelos assemelhados aos de rua.
O nome Endurance também confirmaria uma nova e interessante política de batismo de veículos pela FCA, que certamente foge à escola tradicional. Usualmente nomes curtos são aplicados para carros pequenos (Ka, Up!, Uno, Gol) e conforme cresce o tamanho do carro cresce junto o nome. Mas nos últimos tempos a FCA optou por nomes curtos, todos de quatro letras, para identificar modelos bem distintos: Toro, uma picape média, Mobi, um subcompacto, e mais recentemente Argo, para um hatch compacto.
Como usar Argo e suas quatro letras para substituir carros com nomes um pouquinho maiores, de cinco letras, Palio, Punto e Bravo, foi iniciativa muito pouco comum da FCA, o possível Endurance, com nove letras, já não causaria tanto espanto ao suceder dois modelos que igualmente têm cinco letras em suas denominações, Siena e Linea.
Ilustração: Reprodução
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País