Produto

Embreagem com os dias contados

A Iveco introduz a opção de caixa de câmbio automatizada na linha de semipesados Tector

Por Lael Costa, de Sete Lagoas, MG

Caixas de câmbio automatizadas já estão presentes em 100% da produção brasileira de caminhões pesados. Agora parece ser a vez da tecnologia dominar a cena nas linhas de semipesados. A Iveco é a fabricante mais recente a reforçar a tendência com o lançamento do Tector Auto-Shift.

A novidade surge nas versões 170E30 4×2, 240E30 6×2 e 310E30 8×2 para atender necessidades de até 30 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). De acordo com a montadora, a busca foi pela melhor integração entre motor e câmbio. “A caixa automatizada trouxe o desafio de ir além e oferecer mais do que já existe no mercado”, afirma Ricardo Barion, diretor de marketing Iveco para a América Latina. “Não queríamos menos do que uma solução completa, comprometida com performance, conforto, economia e segurança.”

O Tector Auto-Shift tem motor FPT de 300 cv associado a uma caixa de 10 marcas da Eaton. Com diferencial do que já é encontrado, o câmbio entrega diversas funções práticas ao motorista que visam proporcionar redução de consumo de combustível e eficiência em todas as condições de rodagem.

Câmbio tem doze funções

A função Kick Down, por exemplo, entende uma variação brusca no pedal do acelerador e traduz a necessidade por mais potência; em uma condição de descida suave, sem uso de freio, a função Down Hill, engrena o veículo na 10ª marcha para minimizar o consumo; a Power Auto, por meio de botão na alavanca, permite aumentar a velocidade do veículo; em trecho plano, quando o veículo estiver reduzindo a velocidade, a Auto Cost aciona automaticamente a embreagem deixando o veículo desenvolver de forma segura e confortável para transpor um obstáculo como um quebra-molas, por exemplo. Logo após passar por ele, ao retomar a velocidade do veículo, a marcha correta será acionada sem prejuízos para a performance. Há ainda a Skip Gear que, a depender da carga, velocidade e inclinação da pista, o veículo faz trocas fora da sequência convencional.

Para os representantes da Iveco, as caixas automatizadas eliminam erros, preserva o conjunto mecânico e eleva a média do consumo de combustível. No caso do Tector Auto-Shift a redução pode chegar a até 5% na combinação de diesel e Arla 32.

De acordo com Barion, a migração do transportador para caminhões semipesados equipados com caixa automatizada será rápida. O diretor prefere não revelar expectativas de vendas, mas avalia que este ano 27% das vendas de semipesados seja de caminhões automatizados e, “no ano que vem a participação chegar a 50%. No nosso mix, 70% serão do Tector Auto-Shift”.

A caixa automatizada acrescenta por volta de R$ 15.000 no preço do Tector. Como ação promocional, a Iveco está oferecendo às primeiras 100 unidades vendidas contrato de manutenção do plano Essencial (previstas no manual) por dois anos.


Fotos: Iveco/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás