Por Redação
A popularização das caixas automatizadas avança rapidamente para todas as outras categorias de caminhões. A MAN Latin America apresentou na Agenda Confenar, evento da Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, realizado esta semana no Rio de Janeiro, um VW Delivery 13.160 equipado com uma transmissão automatizada. Sua aparição também revela o indicativo de ser uma das novidades para a Fenatran.
De acordo com a montadora, o modelo ainda está em teste com clientes da marca que atuam no mercado de caminhões leves, frequentemente aplicados na distribuição urbana de carga.
Com terceiro eixo de fábrica, o Delivery 13.160 é caminhão para atender necessidades de até 13,2 toneladas e adequado, inclusive, para ser configurado como Veículo Urbano de Carga (VUC). No trem de força o modelo carrega o motor Cummins ISF de 160 cv a 2.600 rpm e torque de 600 Nm de 1.300 a 1.700 rpm. A caixa automatizada é da ZF com seis velocidades.
O uso da tecnologia de transmissão nas aplicações urbanas promete mais rentabilidade e produtividade ao negócio, afinal, os câmbios automatizados eliminam erros e tornam a ação de dirigir no trânsito menos extenuante com a ausência do pedal da embreagem e o fim do ato de trocar marchas.
O caminhão ainda traz freios ABS, EBD, função de controle automático de tração e EasyStart, o assiste de partida em rampa da marca.
Foto: MAN Latin America/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024