Por Redação

A popularização das caixas automatizadas avança rapidamente para todas as outras categorias de caminhões. A MAN Latin America apresentou na Agenda Confenar, evento da Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, realizado esta semana no Rio de Janeiro, um VW Delivery 13.160 equipado com uma transmissão automatizada. Sua aparição também revela o indicativo de ser uma das novidades para a Fenatran.

De acordo com a montadora, o modelo ainda está em teste com clientes da marca que atuam no mercado de caminhões leves, frequentemente aplicados na distribuição urbana de carga.

Com terceiro eixo de fábrica, o Delivery 13.160 é caminhão para atender necessidades de até 13,2 toneladas e adequado, inclusive, para ser configurado como Veículo Urbano de Carga (VUC). No trem de força o modelo carrega o motor Cummins ISF de 160 cv a 2.600 rpm e torque de 600 Nm de 1.300 a 1.700 rpm. A caixa automatizada é da ZF com seis velocidades.

O uso da tecnologia de transmissão nas aplicações urbanas promete mais rentabilidade e produtividade ao negócio, afinal, os câmbios automatizados eliminam erros e tornam a ação de dirigir no trânsito menos extenuante com a ausência do pedal da embreagem e o fim do ato de trocar marchas.

O caminhão ainda traz freios ABS, EBD, função de controle automático de tração e EasyStart, o assiste de partida em rampa da marca.


Foto: MAN Latin America/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!