Por Redação

A Mercedes-Benz encontrou boa saída nas exportações para amenizar os baixos volumes de venda do mercado interno e colocar um pouco mais de ritmo nas linhas de montagem de São Bernardo do Campo (SP). De janeiro a julho, a montadora registrou alta de 37% nos embarques para 4.713 unidades, contra 3.433 caminhões enviados no mesmo período do ano passado.

O índice de crescimento nas exportações apurado até o momento é o mesmo obtido pela empresa em todo o ano de 2016, quando embarcaram 6.382 caminhões ante 4.653 unidades registradas em 2015.

Nos negócios com os mercados da América Latina, a fabricante tem mais uma boa razão para esperar melhores resultados. A Coca-Cola Lindley, distribuidora de bebidas no Peru, acaba de negociar 37 caminhões Atego 1725 para renovação de sua frota. É a primeira vez que a transportadora, dona de 1.200 caminhões, adquire veículos da marca Mercedes-Benz.

Para Matthias Barth, diretor geral da Daimler Latina, a durabilidade que o produto oferece para o transporte de bebida é um dos destaques para o sucesso na venda para esse novo cliente. “Conquistamos vendas como essa entregando ao cliente o veículo que melhor atende sua necessidade de transporte. O Atego 1725 oferece robustez nessa operação e melhor custo operacional para o transportador, além de uma cabina que privilegia o conforto do motorista e dos ocupantes.”

Segundo a fabricante, o Peru é o seu terceiro principal mercado comprador, atrás de Argentina e Chile. Nos sete primeiros meses do ano, a companhia apurou 29% de crescimento nas exportações para o país na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, as entregas somam 294 unidades contra 228 exportadas no ano passado.

Os modelos entregues já estão em operação na cidade de Lima, onde realizam a distribuição de Inca Kola, refrigerante típico local. Especialmente para a operação, as cabines são do tipo leito adaptadas para o transporte de cinco passageiros: motorista, cobrador e três ajudantes.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Décio Costa