Por Redação
No fim do ano passado a fábrica da CNH Industrial de Sete Lagoas (MG) encerrou a produção dos utilitários Citroën Jumper e Peugeot Boxer, assim como do clone Fiat Ducato. A decisão foi anunciada seis meses depois de a própria PSA criar unidade específica na América Latina para desenvolvimento de produtos, marketing e vendas no segmento. Na segunda-feira, 21, o conglomerado francês deu o segundo e maior passo nesse sentido ao iniciar a montagem do Citroën Jumpy e Peugeot Expert na fábrica da Nordex, Uruguai.
Os dois novos produtos são os sucessores naturais dos extintos Jumper e Boxer e chegarão ao mercado brasileiro no início do último trimestre. Diferença fundamental, porém, é que são montados em kits CKD trazidos da Sevelnord, na França, com alguns componentes brasileiros e argentinos. A ideia da PSA, contudo, é aumentar o índice de conteúdo regional de forma acentuada nos próximos anos.
Além da própria PSA e da Nordex, o projeto uruguaio envolve ainda a EASA, empresa constituída pelas AFSA e OVERSIL S.A., tradicionais importadoras locais das marcas Peugeot e Citroën. A capacidade produtiva anual é da ordem de 6 mil veículos, especialmente para atender os mercados do Brasil e da Argentina, os maiores da região.
Sem revelar o total, a PSA informa que as parceiras investiram “no desenvolvimento de fornecedores locais e regionais, pintura, logística local e internacional, montagem, assistência técnica. Os aportes também englobaram a construção de uma pista de testes e inspeção final de 1,2 metros de extensão, a primeira do gênero deste tipo no país.
Fotos: Divulgação/PSA
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024