A Foton Caminhões iniciou as vendas de seus caminhões feitos no Brasil, em uma linha de montagem alugada na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS). São duas famílias de veículos, Minitruck, com capacidade para 3,5 toneladas, e Citytruck, de 10 toneladas.

Os novos caminhões foram desenvolvidos pela engenharia brasileira da empresa em conjunto com o time da Foton chinesa. De acordo com a montadora, os produtos possuem elevado índice de componentes nacionais, o que os credencia para se beneficiaram da linha de financiamento Finame, do BNDES.

A Foton aposta nos diferencias dos novos veículos para se destacar nos segmentos nos quais atuarão. Segundo a empresa, o Minitruck, por exemplo, estreia uma nova categoria no mercado, a de mini caminhões. Isso porque, embora seja classificado como um comercial leve, tem reforços e características técnicas típicas de um caminhão de maior porte, como cabine basculante e quadro do chassi em perfil de escada com uso de longarinas.

A gama Minitruck é encontrada a partir de três versões, de acordo com as distâncias de entre-eixos de 2.600 mm ou 3.360 mm com rodado duplo ou simples: 3.5-12 DT, 3.5-14 ST e 3.5-14 DT, respectivamente. O motor Cummins ISF 2.8 de 111 cv ou de 131 cv. O trem de força ainda traz câmbio ZF mecânico de cinco marchas com recurso de overdrive.

Já o Citytruck 10-16 é um caminhão da categoria de leves e, segundo a empresa, oferece a maior capacidade de carga útil do segmento, como também a maior capacidade de carga no eixo dianteiro do País: 3.600 kg. O modelo também é impulsionado por motor Cummins, o ISF 3.8 com 161 cv e caixa de transmissão da ZF de seis velocidades. “Estas características devem facilitar as implementações de caminhões de bebidas. Além disso, sua capacidade técnica, com 10.700 Kg, torna-o o caminhão leve com maior capacidade deste segmento”, observa Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto da Foton Caminhões.

Os novos modelos da Foton trazem ainda como itens de série ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas das portas, rádio com MP3/USB, defletor de teto e embreagem servo-assistida. Segundo a fabricante, componentes habitualmente oferecidos como opcionais dentre as marcas que competem com a Foton nos segmentos.


Foto: Foton Caminhões/Divulgação

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