Por Alzira Rodrigues
Conciliar espaço maior com peso menor é um dos desafios da indústria automotiva hoje. E nesse contexto são importantes tanto o uso de tecnologias inovadoras de fabricação como o de materiais que garantam ao mesmo tempo um carro mais seguro e mais econômico. E é nessa linha que, segundo a Volkswagen, foi concebido o novo Polo, que será lançado no mercado brasileiro no final do próximo mês.
“Construído sob a Estratégia Modular MQB, o novo Polo vai elevar os parâmetros de tecnologia e segurança em seu segmento, oferecendo recursos até então disponíveis apenas em veículos de classes superiores”, disse Antonio Carnielli Jr., gerente executivo de engenharia de carroceria, acabamento, segurança e predições veiculares da Volkswagen do Brasil, em encontro promovido pela montadora na quinta-feira, 24, no Centro de Design de São Bernardo do Campo, SP.
Segundo Carnielli Jr., 50% do aço utilizado no novo Polo é de alta resistência. É que a estrutura do assoalho na MQB, possui alta aplicação de aços de alta resistência. Uma grande parte é composta por aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional –, o que colabora para reduzir o peso do veículo ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão.
Também participaram do evento, entre outros executivos, o Ceo da Volkswagen do Brasil e da América do Sul, David Powels, o gerente executivo de marketing e comunicação, Leandro Ramiro, e o chefe da design da VW para a América do Sul, José Carlos Pavone.
Dentre os itens destacados pelos executivos da Volkswagen, o fato de o novo Polo ter quatro airbags em todas as versões – dois dianteiros e dois laterais –, além de coluna de direção deformável , o que contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.
O modelo também dispõe de recursos de segurança ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB, como o sistema de frenagem automática pós-colisão e controle de tração, que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor, dentre vários outros itens.
Ilustração: Divulgação/Volkswagen
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