Produto

Novo Polo tem 50% de aço de alta resistência

Volkswagen destaca alto nível de segurança do modelo que chega ao mercado no último trimestre deste ano

Por Alzira Rodrigues

Conciliar espaço maior com peso menor é um dos desafios da indústria automotiva hoje. E nesse contexto são importantes tanto o uso de tecnologias inovadoras de fabricação como o de materiais que garantam ao mesmo tempo um carro mais seguro e mais econômico. E é nessa linha que, segundo a Volkswagen, foi concebido o novo Polo, que será lançado no mercado brasileiro no final do próximo mês.

“Construído sob a Estratégia Modular MQB, o novo Polo vai elevar os parâmetros de tecnologia e segurança em seu segmento, oferecendo recursos até então disponíveis apenas em veículos de classes superiores”, disse Antonio Carnielli Jr., gerente executivo de engenharia de carroceria, acabamento, segurança e predições veiculares da Volkswagen do Brasil, em encontro promovido pela montadora na quinta-feira, 24, no Centro de Design de São Bernardo do Campo, SP.

Segundo Carnielli Jr., 50% do aço utilizado no novo Polo é de alta resistência. É que a estrutura do assoalho na MQB, possui alta aplicação de aços de alta resistência. Uma grande parte é composta por aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional –, o que colabora para reduzir o peso do veículo ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão.

Também participaram do evento, entre outros executivos, o Ceo da Volkswagen do Brasil e da América do Sul, David Powels, o gerente executivo de marketing e comunicação, Leandro Ramiro, e o chefe da design da VW para a América do Sul, José Carlos Pavone.

Dentre os itens destacados pelos executivos da Volkswagen, o fato de o novo Polo ter quatro airbags em todas as versões – dois dianteiros e dois laterais –, além de coluna de direção deformável , o que contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

O modelo também dispõe de recursos de segurança ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB, como o sistema de frenagem automática pós-colisão e controle de tração, que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor, dentre vários outros itens.


Ilustração: Divulgação/Volkswagen

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás