Produto

Novo Polo tem 50% de aço de alta resistência

Volkswagen destaca alto nível de segurança do modelo que chega ao mercado no último trimestre deste ano

Por Alzira Rodrigues

Conciliar espaço maior com peso menor é um dos desafios da indústria automotiva hoje. E nesse contexto são importantes tanto o uso de tecnologias inovadoras de fabricação como o de materiais que garantam ao mesmo tempo um carro mais seguro e mais econômico. E é nessa linha que, segundo a Volkswagen, foi concebido o novo Polo, que será lançado no mercado brasileiro no final do próximo mês.

“Construído sob a Estratégia Modular MQB, o novo Polo vai elevar os parâmetros de tecnologia e segurança em seu segmento, oferecendo recursos até então disponíveis apenas em veículos de classes superiores”, disse Antonio Carnielli Jr., gerente executivo de engenharia de carroceria, acabamento, segurança e predições veiculares da Volkswagen do Brasil, em encontro promovido pela montadora na quinta-feira, 24, no Centro de Design de São Bernardo do Campo, SP.

Segundo Carnielli Jr., 50% do aço utilizado no novo Polo é de alta resistência. É que a estrutura do assoalho na MQB, possui alta aplicação de aços de alta resistência. Uma grande parte é composta por aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional –, o que colabora para reduzir o peso do veículo ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão.

Também participaram do evento, entre outros executivos, o Ceo da Volkswagen do Brasil e da América do Sul, David Powels, o gerente executivo de marketing e comunicação, Leandro Ramiro, e o chefe da design da VW para a América do Sul, José Carlos Pavone.

Dentre os itens destacados pelos executivos da Volkswagen, o fato de o novo Polo ter quatro airbags em todas as versões – dois dianteiros e dois laterais –, além de coluna de direção deformável , o que contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

O modelo também dispõe de recursos de segurança ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB, como o sistema de frenagem automática pós-colisão e controle de tração, que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor, dentre vários outros itens.


Ilustração: Divulgação/Volkswagen

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás