Volkswagen destaca alto nível de segurança do modelo que chega ao mercado no último trimestre deste ano
Por Alzira Rodrigues
“Construído sob a Estratégia Modular MQB, o novo Polo vai elevar os parâmetros de tecnologia e segurança em seu segmento, oferecendo recursos até então disponíveis apenas em veículos de classes superiores”, disse Antonio Carnielli Jr., gerente executivo de engenharia de carroceria, acabamento, segurança e predições veiculares da Volkswagen do Brasil, em encontro promovido pela montadora na quinta-feira, 24, no Centro de Design de São Bernardo do Campo, SP.
Segundo Carnielli Jr., 50% do aço utilizado no novo Polo é de alta resistência. É que a estrutura do assoalho na MQB, possui alta aplicação de aços de alta resistência. Uma grande parte é composta por aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional –, o que colabora para reduzir o peso do veículo ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão.
Também participaram do evento, entre outros executivos, o Ceo da Volkswagen do Brasil e da América do Sul, David Powels, o gerente executivo de marketing e comunicação, Leandro Ramiro, e o chefe da design da VW para a América do Sul, José Carlos Pavone.
Dentre os itens destacados pelos executivos da Volkswagen, o fato de o novo Polo ter quatro airbags em todas as versões – dois dianteiros e dois laterais –, além de coluna de direção deformável , o que contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.
O modelo também dispõe de recursos de segurança ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB, como o sistema de frenagem automática pós-colisão e controle de tração, que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor, dentre vários outros itens.
Ilustração: Divulgação/Volkswagen
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.