Esférico e "inteligente", produto é uma vitrine de algumas tecnologias que poderão ser aplicadas em prazo nem tão distante
Por George Guimarães
Não cabe ainda qualquer desespero para quem fabrica rodas ou as vê como importantes elementos estéticos dos automóveis. O revolucionário pneu da Goodyear é ainda apenas um conceito. Revelado mundialmente no primeiro trimestre no Salão de Genebra, na Suíça, o Eagle 360 é, sobretudo, um estudo e vitrine de tecnologias que poderão ser incorporadas em futuro próximo e outras em nem tão curto prazo.
A proposta é intrigante, de qualquer maneira. O futuro pneu adota Inteligência Artificial e por meio de rede de sensores pode reconhecer, por exemplo, suas próprias condições, as dos pisos, umidade, limites de frenagem e até condições do tráfego em um determinado trecho e repassar essas informações em tempo real para o veículo em que está instalado ou para outros veículos nas proximidades.
Ao combinar essas variantes, o Eagle 360 também as processa instantaneamente em “redes neurais treinadas com algoritmos de aprendizagem” e decide o curso de ação mais apropriado e seguro. A Inteligência Artificial “aprende” ainda com as ações anteriores e otimiza as futuras respostas.
O pneu-conceito é revestido de polímero superelástico com flexibilidade e sensibilidade semelhante à pele humana, segundo a definição da Goodyear. Com essa caraterística, a cobertura externa expande ou retrai de acordo com as condições do terreno. Numa pista de asfalto perfeita, torna-se mais lisa, propiciando menor atrito ou, em outro caso, pode criar ondulações de forma a facilitar a drenagem da água.
Além de ser multidirecional, o que tornaria possível manobras hoje impensáveis, o Eagle 360 se autorregenera em caso de dano, por meio de reações físico-químicas que formam novas ligações moleculares e reparam a área comprometida.
Para sorte também dos fabricantes de suspensões, o conceito ainda está muito distante das linhas de montagem, já que sua adoção demandaria sistema de levitação magnética, pois não há como prendê-lo ao veículo sem o centenário buraco.
Fotos: Goodyear/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País