Fabricante cria planos de manutenção e apresenta tecnologias inéditas na Transpúblico
Por Redação
A Mercedes-Benz leva para a Transpúblico, feira paulistana para o segmento de ônibus organizada pela NTU, Associação Nacional das Empresas do Transportes Urbanos, planos de manutenção criados especialmente para o frotista do transporte de passageiros. O serviço oferece manutenções preventivas, corretivas e trocas de itens de desgastes com cobertura válida em toda a rede de concessionários da marca.
O cliente poderá optar por três modalidades: a Basic Buc, a Select Bus e Complete Bus. A primeira cobre as manutenções preventiva de acordo com as revisões programadas dos veículos. Inclui óleos, fluídos e mão de obra em contrato de 1 a 5 anos. A segunda, além das intervenções preventivas, estende-se aos serviços corretivos do trem de força e socorro mecânico 24 horas via 0800 em contrato de 3 a 5 anos e, a terceira, adiciona ao plano a troca de itens de desgaste conforme a durabilidade das peças.
De acordo com Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da fabricante, os planos de manutenção têm objetivo de preservar a saúde e a disponibilidade da frota. “Mão de obra especializada e ferramentas apropriadas fazem toda a diferença na execução do trabalho, mantendo a qualidade dos veículos por longos períodos. Outra vantagem é o que o cliente pode prever os custos preventivos e corretivos de manutenção, o que proporciona maior controle de fluxo de caixa para as operações comerciais de sua frota.”
A Mercedes-Benz também aproveita o evento para apresentar novos recursos tecnológicos disponíveis nos ônibus, como a Telediagnose que passa a ser oferecida como opcional no sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard a partir de outubro. A função identifica eventuais falhas durante a operação e, por meio de uma central, aciona o gestor da frota para propor a melhor solução e, assim, preservar o veículo. O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A partir deste mês a marca também começa a oferecer como item de série para toda a sua linha de ônibus o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor. O recurso desliga o motor quando o veículo fica por algum tempo parado em ponto morto e freio de mão acionado. “É uma situação muito comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada”, lembra Barbosa. “Nessas circunstâncias, a solução proporciona economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos.”
Outra inovação apresentada pela montadora é o RKM, sistema de recuperação de energia elétrica, que a marca passará a oferecer no início do ano que vem especialmente para os chassis de ônibus articulados e superarticulados da linha O 500. O recurso aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nas desacelerações, e a armazena em super capacitores. A energia elétrica armazenada, então, é aproveitada imediatamente por qualquer componente que consuma energia, de acordo com a operação do veículo.
“Com os super capacitores carregados, o RKM proporciona uma carga de energia elétrica que normalmente é fornecida pelos alternadores, que são acionados pelo motor do veículo. Ao liberar os alternadores dessa função, o sistema proporciona uma economia no consumo de combustível”, conta o diretor de vendas. “Nos testes realizados foram registradas economias médias de cerca de 2%.”
A Transpúblico estará de portas abertas de 29 a 31 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
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