Por Redação
Precisamente no dia 24 passado saiu da linha de montagem de Wolfsburg, Alemanha, aquele que é reconhecido oficialmente pela Volkswagen como seu veículo número 150 milhões. O marco engloba tudo que a empresa produziu ao longo de mais de oitenta anos em todas as mais de meia centena de fábricas que possui em quatorze países.
O modelo escolhido pela montadora para representar a marca histórica foi um Golf GTE azul. A Volkswagen produz hoje mais de sessenta modelos vendidos em todos os continentes.
Esse número crescerá em breve. Só neste ano a empresa está lançando dez novos produtos. Um forte ofensiva no campo dos híbridos e elétricos está prevista até o fim da década. Tanto que a VW projeta que a frota circulante desses produtos com a sua logomarca seja da ordem de 1 milhão de unidades já em 2025.
A montadora alemã começou a produzir em série oficialmente em 27 de dezembro de 1945. O primeiro modelo foi o Käfer Tipo 1, que deu origem ao Fusca, carro cuja produção mundial bateu nos 21,5 milhões de veículos. A última unidade foi fabricada no México em 2003.
O icônico besouro, no entanto, perdeu o posto de carro mais vendido da empresa para o próprio Golf. Há exatos dez anos o hatch superou 25 milhões de unidades fabricadas e hoje, em sua sétima geração, já está na casa dos 34 milhões.
Passat, com mais de 20 milhões, Jetta, que ultrapassou 19,5 milhões, e Polo, com cerca de 17 milhões fabricadas são outras referências no universo da Volkswagen, que só em Wolfsburg montou mais de 44 milhões de veículos em 72 anos.
Foto: Divulgação/ VW
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024