Máquinas

Por uma agricultura sustentável

New Holland apresenta protótipo de trator movido a biometano

Por Redação

Um trator que não só contribui com a produtividade de lavoura, mas que também é abastecido por ela. Assim se resume o conceito que norteou o protótipo da New Holland Agriculture apresentado pela empresa na Farm Progress Show, evento realizado em Decatour, Illinois, nos Estados Unidos. O T6, como foi chamado, representa a visão de futuro da agricultura pela empresa, na qual as fazendas serão autossuficientes, produzindo além dos alimentos, biomassa para gerar energia capaz de acionar veículos e máquinas.

“O novo trator conceito movido a biometano é o mais recente desenvolvimento na busca da New Holland por uma tecnologia sustentável e eficiente através da inovação”, diz Carlo Lambro, presidente da empresa do Grupo CNH Industrial. “Inovador, seu motor oferece o mesmo desempenho e tem a mesma durabilidade em relação ao equivalente movido à diesel, mas com custos de funcionamento bem menores. Ele combina combustíveis alternativos e tecnologia agrícola avançada para criar um elo vital que fecha o ciclo virtuoso da Energy Independent Farm, funcionando por energia produzida a partir de produtos da terra e resíduos.”

Não é de hoje que a empresa trilha caminhos em busca de soluções baseadas em energia limpa. Em 2006 adequou os produtos para serem movimentados com 100% de biodiesel. Três anos depois mostrou o primeiro conceito de trator movido a hidrogênio do mundo, o NH2. Depois, em 2012 mostrou protótipo acionado por propano e, desde 2013, vem desenvolvendo e testando o T6.

O novo trator foi construído com base nos protótipos anteriores em parceria com a FPT, fabricante de motores do grupo. O motor de 6 cilindros da família NEF usa tecnologia de combustão desenvolvida para aplicações agrícolas e desenvolve 180 cv e 740 Nm, potência e torque equivalentes ao motor a diesel. De acordo com a empresa, o motor movido a biometano também garante a mesma durabilidade e intervalos de serviços na comparação com a motorização convencional a diesel, porém com a vantagem de reduzir custos em até 30% e de ser 50% mais silencioso. Os benefícios são ainda maiores do ponto de vista ambiental, afinal, o T6 emite 10% menos CO2 e até 80% menos no total das emissões.


Foto: CNH Industrial/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás