Por Redação
O Salão do Automóvel de Frankfurt, Alemanha, começa no próximo dia 14 com duas certezas: segue como o principal palco de lançamentos das montadoras alemãs e a edição deste ano, a 67ª, entrará para história pelo significativo número de empresas ausentes, mesmo com o mercado europeu tendo registrado crescimento de 4,7% no primeiro semestre.
Já é certo que produtos de importantes marcas como Fiat, Peugeot, Volvo, Nissan, Jeep, Infiniti e Alfa Romeo, por exemplo, não disputarão os olhares das centenas de milhares de visitantes que a cada dois anos enchem os diversos pavilhões do gigantesco complexo de exposições de 578 mil metros quadrados. Os motivos de tantos desfalques não são bem claros, apesar das informações de que se trataria, na maioria dos ausentes, de mera indisposição para desembolsar a fortuna que a mostra demanda.
Ainda assim, não faltarão novidades para todos os gostos e bolsos seja em produtos ou tecnologias, em especipal das montadoras da casa. Em mais de 10 mil metros quadrados, por exemplo, o BMW Group tem atrações para todas as suas linhas de produtos BMW, Mini e BMW Motorrad.
Destaques para o conceito BMW Série 8 e edição comemorativa de 40 anos do Série 7. Outra estreia garantida é do novo M5. O modelo X3 merece atenção, já que será oferecido aos brasileiros no ano que vem.
Outra marca de luxo local, a Audi, chamará atenção para o novo A8, seu modelo topo que deve chegar ainda este ano às concessionárias europeias.
A terceira marca da famosa tríade premium alemã, a Mercedes-Benz, mostrará, dentre várias novidades, o novo Classe G , sempre candidato a ícone.
A gigante Volkswagen terá atrações em todas as suas marcas. Com o logo VW mesmo, já que o novo Polo já é conhecido por lá, o maior chamariz deve ser o crossover T-Roc.
Outras possíveis antecipações para o nosso mercado poderão estar no estande da Citroën e da Dacia. A primeira mostrará o C3 Aircross, crossover compacto e potencial substituto do nosso Aircross fabricado em Resende (RJ). Já a marca romena exibirá a atualização do utilitário esportivo Duster, aqui vendido como o logotipo da Renault, proprietária da Dacia.
As montadoras orientais também reservam boas surpresas para Frankfurt. A Chery, seguindo firme no propósito de ter variada oferta no segmento, vai mostrar um novo SUV médio.
A Honda revelará quais serão os próximos passos que pretende dar em sua estratégia de eletrificação de produtos. Tanto que promoverá a estreia mundial do Conceito Urban EV, seu primeiro modelo elétrico para o mercado europeu. De quebra, exibirá a atualização do Jazz, aqui conhecido como Fit – o que pode antecipar alguma novidade para os brasileiros -, e o Civic hatchback diesel.
A Hyundai mostrará o novo Kona. Sua irmã de grupo, a Kia, colocará em destaque o Stonic, que deve desembarcar importado no Brasil em 2018. A marca também destacará um carro-conceito que, como diz a própria empresa, é um hatch estendido. A conferir!
Fotos: Divulgação
- Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024 - 1 de novembro de 2024
- Honda mexe bem pouco na família City 2025 - 1 de novembro de 2024
- Lexus renova o UX 300h, modelo de “entrada” da marca - 29 de outubro de 2024