Com ótimo desempenho em agosto, diferença para o segundo colocado já se aproxima de 50 mil unidades em oito meses
Por George Guimarães
Se fosse uma corrida de cavalos, o Onix seria, tranquilamente, a maior barbada para encerrar o ano mais uma vez na ponta do mercado interno. Os números de agosto apenas ratificaram o impressionante desempenho que o hatch da Chevrolet vem apresentando desde 2015. O que já era uma liderança folgada até julho, tornou-se quase um passeio.
No mês passado, segundo a Fenabrave, foram licenciadas 18,5 mil unidades do modelo, quase o dobro dos 10,3 mil Hyundai HB20 negociados, o segundo colocado. Se até julho a diferença no acumulado entre os dois produtos girava em torno de 38 mil unidades, ou equivalente a quase quatro meses de vendas do hatch da Hyundai, agora já se aproxima dos 50 mil.
Ou seja: faltando ainda quatro meses para acabar o ano — e a menos que haja uma verdadeira reviravolta como nunca se viu no mercado brasileiro — dá para cravar que o Onix conquistará o tricampeonato seguido.
Na verdade, nem mesmo o pódio completo deve mudar, já que o HB20 também está distante do terceiro lugar, o Ford Ka, que fechou agosto com 7,4 mil unidades licenciadas e tem pouco mais de 59 mil licenciamentos nos oito primeiros meses do ano. Se assim for, será rigorosamente a mesma ordem final de 21016.
A GM ainda comemora o quarto lugar do Prisma no mês passado, o sedã mais vendido com 7,4 mil licenciamentos, à frente inclusive do Volkswagen Gol, 6,8 mil. Curiosamente, o modelo mais vendido da segunda colocada Fiat em agosto é somente o oitavo no ranking: o Mobi, que superou 5,3 mil licenciamentos.
O compacto de entrada da Fiat perdeu para o Renault Sandero, com mais de 6 mil unidades, sétimo modelo mais vendido, e para o eterno fenômeno de mercado, o sedã médio Toyota Corolla, sexto colocado, que com quase 6,7 mil veículos no mês já soma 42,1 mil unidades no ano e é o sétimo mais vendido no acumulado. À frente dele somente compactos.
Foto: Divulgação/GM
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.