Por George Guimarães
Se agosto trouxe boas novas para o setor, para algumas empresas nada mudou. Felizmente, para o board da montadora em São Caetano do Sul (SP), é o caso da General Motors. Há tempos a sua marca Chevrolet só vê as concorrentes pelo retrovisor quando o assunto é vendas ao mercado interno e no mês passado não foi diferente.
A Chevrolet continua tranquila no ranking das marcas mais vendidas após o oitavo mês do ano e até aumentou a diferença para a segunda colocada. Só em agosto, a General Motors negociou 38,3 mil veículos, equivalentes a 18% do mercado de automóveis e comerciais leves. A Fiat veio bem atrás, com 29,3 mil veículos e 14% de participação, já com um bom empurrão do hatch Argo, ainda novidade para a maioria dos consumidores e que registrou quase 4,1 mil unidades emplacadas.
A Volkswagen também permaneceu na terceira posição, com 26,2 mil emplacamentos, número equivalente a 12,5% do mercado. A montadora alemã ficou à frente da Hyundai, marca que vai se consolidando como nova integrante no grupo das “Quatro Grandes” e que fechou o mês com pouco mais de 20 mil licenciamentos.
A disputa pelo quinto posto no mês chama a atenção pelo equilíbrio. Apenas 99 veículos separaram a Ford, com 18.549 unidades, da Toyota, 18.450 licenciamentos. Em números redondos, ambas fecharam agosto com 8,8% de participação, apenas 1 ponto porcentual a mais do que a Renault, sétima colocada, que negociou 16,4 mil veículos, 2,9 mil deles do modelo Kwid, novo carro de entrada da marca e a grande aposta da Renault para galgar mais um ou dois postos no ranking brasileiro.
E o que os carros da Citroën e da Mercedes-Benz têm em comum? Muito pouca coisa, a não ser a origem europeia, dirão alguns. Mas quando se trata de vendas no Brasil, eles têm desempenho muito parecidos. A luxuosa marca alemã fechou agosto com 1,5 mil veículos licenciados, 0,7% de participação e apenas quatrocentas unidades a menos do que a marca francesa, detentora de apenas 0,9% do mercado. Foram a décima-terceira e décima-quarta colocadas.
A co-irmã da Citroën, a Peugeot, décima-primeira no ranking, não teve resultados muito mais expressivos. Os 2,7 mil emplacamentos no mês representaram somente 1,3% do total. Somadas suas duas marcas, as vendas da PSA no Brasil ficaram em 2,2% , praticamente a metade da novata Jeep, que registrou 8,8 mil licenciamentos, 4,2% de participação, e foi a nona marca mais vendida.
Índice de Satisfação Geral com Serviços Pós-Venda
MARCA | Pontuação |
---|---|
Hyundai CAOA | 830 |
Mitsubishi | 817 |
Toyota | 817 |
Honda | 812 |
Hyundai | 806 |
Kia | 806 |
Citröen | 804 |
Chevrolet | 801 |
Jeep | 801 |
Nissan | 796 |
Média do setor | 791 |
Fiat | 790 |
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