Categorias: Mercado

GM lidera novamente vendas em agosto

Veículos Chevrolet responderam por 18% do mercado no mês

Por George Guimarães

Se agosto trouxe boas novas para o  setor,  para algumas empresas nada mudou. Felizmente, para o board da montadora em São Caetano do Sul (SP), é o caso da General Motors. Há tempos a sua marca Chevrolet só vê as concorrentes pelo retrovisor quando o assunto é vendas ao mercado interno e no mês passado não foi diferente.

A  Chevrolet continua tranquila no ranking das marcas mais vendidas após o oitavo mês do ano e até aumentou a diferença para a segunda colocada. Só em agosto, a General Motors negociou 38,3 mil veículos, equivalentes a 18% do mercado de automóveis e comerciais leves. A Fiat veio bem atrás, com 29,3 mil veículos e 14% de participação, já com um bom empurrão do hatch Argo, ainda novidade para a maioria dos consumidores e que registrou quase 4,1 mil unidades emplacadas.

A Volkswagen também permaneceu na terceira posição, com 26,2 mil emplacamentos, número equivalente a 12,5% do mercado. A montadora alemã ficou à frente da Hyundai, marca que vai se consolidando como nova integrante no grupo das  “Quatro Grandes” e que fechou o mês com pouco mais de 20 mil licenciamentos.

A disputa pelo quinto posto no mês chama a atenção pelo equilíbrio. Apenas 99 veículos separaram a Ford, com 18.549 unidades, da Toyota, 18.450 licenciamentos.  Em números redondos, ambas fecharam agosto com 8,8% de participação, apenas 1 ponto porcentual a mais do que a Renault, sétima colocada, que  negociou 16,4 mil veículos,  2,9 mil deles do modelo Kwid, novo carro de entrada da marca e a grande aposta da Renault para galgar mais um ou dois postos no ranking brasileiro.

E o que os carros da Citroën e da Mercedes-Benz têm em comum?  Muito pouca coisa, a não ser a origem europeia, dirão alguns.  Mas quando se trata de vendas no Brasil, eles têm desempenho muito parecidos. A luxuosa marca alemã fechou agosto com 1,5 mil veículos licenciados, 0,7% de participação e apenas quatrocentas unidades a menos do que a marca francesa, detentora de apenas 0,9% do mercado. Foram a décima-terceira e décima-quarta colocadas.

A co-irmã da Citroën, a Peugeot, décima-primeira no ranking, não  teve  resultados muito mais expressivos. Os 2,7 mil emplacamentos no mês representaram somente 1,3% do total.  Somadas suas duas marcas, as vendas da PSA no Brasil  ficaram em 2,2% , praticamente a metade  da novata Jeep, que registrou 8,8 mil licenciamentos, 4,2% de participação, e foi a nona marca mais vendida.

Índice de Satisfação Geral com Serviços Pós-Venda

MARCAPontuação
Hyundai CAOA 830
Mitsubishi 817
Toyota 817
Honda 812
Hyundai 806
Kia 806
Citröen 804
Chevrolet 801
Jeep 801
Nissan 796
Média do setor 791
Fiat 790
Fonte: Estudo Customer Service Index (CSI) Study Brasil 2017

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás