Presidente da Fenabrave avalia que desempenho positivo de agosto reflete a volta da confiança do consumidor e a queda da inadimplência
Por Alzira Rodrigues
Os dados foram divulgados na sexta-feira, 1, pela Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, e indicam que em agosto as vendas de veículos cresceram 17,2% em relação a julho e 17,7% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. O desempenho no comparativo mensal é positivo tanto em automóveis e comerciais leves como também em caminhões e ônibus.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado do mês passado reflete a percepção, por parte de consumidores e investidores, de que a economia está melhorando: “A queda nas taxas de juros e as boas notícias relativas à retração do nível de desemprego fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse”.
Também foi favorável, na sua avaliação, a queda do índice de inadimplência, que começou a refletir diretamente na aprovação de crédito para compra de automóveis e comerciais leves. A média diária de vendas nesse segmento cresceu 7,1% em agosto com relação a julho.
Segmentos – No acumulado do ano, foram emplacados 1,38 milhão de automóveis e comerciais leves, 5,84% a mais do que nos primeiros oito meses de 2016. As vendas de caminhões atingiram 30,8 mil unidades, com queda de 10,7% no mesmo comparativo. No segmento de ônibus foram licenciadas 9,8 mil unidades, retração de 5,4%.
É positivo, no entanto, o desempenho do mercado de caminhões em agosto com relação a julho e ao mesmo mês do ano anterior. Com 4,8 mil caminhões comercializados no mês passado, as altas foram de, respectivamente, 6,5% e 9,95. O mesmo acontece com o segmento de ônibus, que teve venda de 1,8 mil unidades em agosto e expansões de, respectivamente, 225,8% e 30,4%.
O balanço da Fenabrave também contempla motocicletas e implementos rodoviários. No primeiro caso as vendas no ano totalizam 574 mil unidades, volume 17,8% inferior ao registrado nos primeiros oito meses do ano passado. Com relação aos implementos rodoviários, foram comercializadas 15,7 mil unidades, queda de 6,6% no mesmo comparativo.
Foto: Divulgação/Fenabrave
No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…
Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril
Marca também é primeira colocada nos segmentos de picapes, hatches e vans.
Fenabrave atribui queda aos gargalos de infraestrutura, que acabam favorecendo os híbridos, cujas vendas cresceram…
Esportivo limitado a 200 exemplares custa R$ 600.000 e as entregas estão previstas para a…
Com risco de não vir a produzir no Brasil, conforme denúncia do Sindicato de Camaçari,…