Presidente da Fenabrave avalia que desempenho positivo de agosto reflete a volta da confiança do consumidor e a queda da inadimplência
Por Alzira Rodrigues
Os dados foram divulgados na sexta-feira, 1, pela Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, e indicam que em agosto as vendas de veículos cresceram 17,2% em relação a julho e 17,7% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. O desempenho no comparativo mensal é positivo tanto em automóveis e comerciais leves como também em caminhões e ônibus.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado do mês passado reflete a percepção, por parte de consumidores e investidores, de que a economia está melhorando: “A queda nas taxas de juros e as boas notícias relativas à retração do nível de desemprego fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse”.
Também foi favorável, na sua avaliação, a queda do índice de inadimplência, que começou a refletir diretamente na aprovação de crédito para compra de automóveis e comerciais leves. A média diária de vendas nesse segmento cresceu 7,1% em agosto com relação a julho.
Segmentos – No acumulado do ano, foram emplacados 1,38 milhão de automóveis e comerciais leves, 5,84% a mais do que nos primeiros oito meses de 2016. As vendas de caminhões atingiram 30,8 mil unidades, com queda de 10,7% no mesmo comparativo. No segmento de ônibus foram licenciadas 9,8 mil unidades, retração de 5,4%.
É positivo, no entanto, o desempenho do mercado de caminhões em agosto com relação a julho e ao mesmo mês do ano anterior. Com 4,8 mil caminhões comercializados no mês passado, as altas foram de, respectivamente, 6,5% e 9,95. O mesmo acontece com o segmento de ônibus, que teve venda de 1,8 mil unidades em agosto e expansões de, respectivamente, 225,8% e 30,4%.
O balanço da Fenabrave também contempla motocicletas e implementos rodoviários. No primeiro caso as vendas no ano totalizam 574 mil unidades, volume 17,8% inferior ao registrado nos primeiros oito meses do ano passado. Com relação aos implementos rodoviários, foram comercializadas 15,7 mil unidades, queda de 6,6% no mesmo comparativo.
Foto: Divulgação/Fenabrave
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027