Empresa

VW antecipa fim do PSE e confirma três turnos até o final do ano

Fábrica de São Bernardo do Campo voltou a operar cinco dias por semana em agosto para aumentar a produção do Polo

Por Redação

A Volkswagen decidiu antecipar de outubro para agosto o fim do PSE, Programa de Seguro Emprego, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Voltou, assim, a operar cinco dias por semana na unidade em que agora está produzindo o seu novo modelo, o Polo, que chega ao mercado brasileiro em janeiro. Além disso, a empresa confirmou a implantação do 3º turno na planta do ABC paulista até o fim deste ano.

Com a operação em três turnos a empresa chamará os funcionários atualmente em lay-off, segundo revelou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, no mês passado. Na ocasião falou em 200 a 300 funcionários. O número exato de trabalhadores em lay-off não foi revelado pela montadora, assim como o dos que estavam sem trabalhar um dia por semana em função do PSE.

A produção do Gol agora foi transferida integralmente para a unidade industrial de Taubaté, no interior paulista. São Bernardo do Campo concentrará as linhas da Saveiro, do Polo e do novo sedã Virtus, que tem lançamento programado para o primeiro trimestre do próximo ano.  “Dessa forma, conseguiremos ter ainda mais produtividade em nossas unidades, com um maior foco logístico e maior eficiência”, comentou Powels, na segunda-feira, 4.

As mudanças da fábrica do ABC envolveram investimentos de R$ 2,6 bilhões, aplicados no desenvolvimento dos novos modelos e na modernização dos processos produtivos. De acordo com a montadora, a capacidade total da fábrica da Anchieta será retomada de forma gradual, acompanhando a curva de aceleração de produção do Polo.

Para evitar maior número de demissões no período de crise do mercado interno, a VW utilizou-se de várias medidas, incluindo o PSE, férias coletivas e layoff. “As medidas de flexibilização para administração do efetivo, asseguradas pelos acordos firmados com os sindicatos em todas as nossas fábricas, são importantíssimas e nos permitem responder adequadamente às variações de mercado”, explicou o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás