Por Redação
O ascendente mercado mundial de veículos elétricos ganhou nesta quarta-feira, 6, importante reforço: a Nissan lançou no Japão a nova geração do Leaf, seu principal produto e a maior aposta da montadora para o segmento em todo o mundo.
Com desenho bem mais atraente do que o da geração anterior, o carro é totalmente novo, ganhou várias tecnologias de condução autônoma e mais autonomia: agora pode rodar 400 quilômetros antes de uma recarga.
O modelo conta, por exemplo, com o ProPilot Park, sistema que, quando acionado, assume o controle das funções de esterçamento, aceleração, frenagem, troca de marchas e freio de estacionamento para colocar o veículo em uma vaga. Faz até baliza.
Há ainda dispositivos inéditos como o e-Pedal. Com ele, o motorista dá a partida, acelera, desacelera e para, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. Quando não há pressão, freios regenerativos ou de fricção são acionados automaticamente, permitindo parar totalmente o veículo e mantê-lo imóvel mesmo em ladeiras.
O Leaf chega em outubro às revendas da Nissan no Japão. No começo do ano que vem desembarca em diversos países da Europa, além dos Estados Unidos e Canadá, com motor de 110 kW de potência, cerca de 150 cavalos, e 320 Nm de torque.
No mercado japonês sairá por 3,1 milhões de ienes, cerca de US$ 28,9 mil. A montadora, porém, antecipa que terá uma segunda versão mais cara, mas mais potente e de maior autonomia, já em 2018.
Fotos: Divulgação/Nissan
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024