Empresa

DAF em teste de comboios de caminhões

Por Redação

A DAF será fornecedora de caminhões para estudo liderado pelo TRL, o Laboratório de Pesquisa de Transporte do Reino Unido, a respeito do chamado platooning, a prática de comboio de veículos. A fabricante foi selecionada pelo Departamento de Transportes do governo e a Highways England, juntamente com organizações e empresas, como o instituto de segurança Ricardo, a TNO, organismo holandês de pesquisas científicas aplicadas, e a DHL.

Os pelotões de caminhões se mostram como tendência no futuro, com os avanços e a propagação das tecnologias de assistência de direção com objetivo de tornar mais eficiente o transporte rodoviário de carga. Por trafegarem em fila será possível reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2, como também melhor o fluxo do tráfego e aumentar a segurança.

Conectados uns aos outros por meio de rede sem fio, além do uso de radares e câmeras, os caminhões trafegam a pouca distância um dos outros. Com as informações do primeiro da fila, os veículos poderão acelerar, frear e fazer curvas automaticamente.

De acordo com Ron Borsboom, membro do Conselho de Administração da DAF e responsável pelo desenvolvimento de produtos, os testes enriquecerão o entendimento e o conhecimento dos benefícios proporcionados pelo platooning ao transporte. “Ninguém duvida que ainda há muito desenvolvimento técnico pela frente, antes de conseguirmos introduzir o platooning no mercado. Mas este teste é um passo importante e necessário que precisamos dar”.

Borsboom adianta que ainda há muito a ser feito e ponderado, especialmente no que diz respeito a legislação, responsabilidade civil e aceitação pública. “O platooning não substitui o condutor. Em estradas secundárias ou em áreas urbanas, o motorista sempre precisa estar no controle do veículo. O método é uma opção eficiente para operações de longas distância, em estradas principais e rodovias. E ainda assim, os condutores serão especialmente treinados para assumirem o controle, caso necessário, e fazer outras atividades relacionadas ao trabalho.”


Foto: DAF/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás