Por Redação
A DAF será fornecedora de caminhões para estudo liderado pelo TRL, o Laboratório de Pesquisa de Transporte do Reino Unido, a respeito do chamado platooning, a prática de comboio de veículos. A fabricante foi selecionada pelo Departamento de Transportes do governo e a Highways England, juntamente com organizações e empresas, como o instituto de segurança Ricardo, a TNO, organismo holandês de pesquisas científicas aplicadas, e a DHL.
Os pelotões de caminhões se mostram como tendência no futuro, com os avanços e a propagação das tecnologias de assistência de direção com objetivo de tornar mais eficiente o transporte rodoviário de carga. Por trafegarem em fila será possível reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2, como também melhor o fluxo do tráfego e aumentar a segurança.
Conectados uns aos outros por meio de rede sem fio, além do uso de radares e câmeras, os caminhões trafegam a pouca distância um dos outros. Com as informações do primeiro da fila, os veículos poderão acelerar, frear e fazer curvas automaticamente.
De acordo com Ron Borsboom, membro do Conselho de Administração da DAF e responsável pelo desenvolvimento de produtos, os testes enriquecerão o entendimento e o conhecimento dos benefícios proporcionados pelo platooning ao transporte. “Ninguém duvida que ainda há muito desenvolvimento técnico pela frente, antes de conseguirmos introduzir o platooning no mercado. Mas este teste é um passo importante e necessário que precisamos dar”.
Borsboom adianta que ainda há muito a ser feito e ponderado, especialmente no que diz respeito a legislação, responsabilidade civil e aceitação pública. “O platooning não substitui o condutor. Em estradas secundárias ou em áreas urbanas, o motorista sempre precisa estar no controle do veículo. O método é uma opção eficiente para operações de longas distância, em estradas principais e rodovias. E ainda assim, os condutores serão especialmente treinados para assumirem o controle, caso necessário, e fazer outras atividades relacionadas ao trabalho.”
Foto: DAF/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.