Mercado

Consórcio bate recorde de vendas em julho

Com 97,5 mil adesões em julho, a demanda por novas cotas de automóveis e comerciais leves cresce 20% no acumulado do ano

Por Alzira Rodrigues

A venda de novas cotas no sistema de consórcio bateu recorde do ano em julho, com 97,5 mil adesões no segmento de automóveis e comerciais leves. No acumulado dos primeiros sete meses foram comercializadas 614,1 mil novas cotas, total 20,1% superior ao de 511,3 mil adesões do mesmo período do ano passado.

De acordo com dados divulgados na quarta-feira, 13, pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, todos os indicativos deste ano no acumulado até julho são positivos em relação ao ano passado. Além do aumento no número de cotas comercializadas, também cresceram o tíquete médio de compra, o número de participantes, as contemplações e os créditos concedidos.

O total de participantes ativos atingiu 3,44 milhões nos primeiros sete meses deste ano, 6,5% de crescimento em relação aos 3,23 milhões do mesmo período de 2016. O volume de créditos comercializados cresceu 28%, saltando de R$ 20,1 bilhões para R$ 25,7 bilhões no mesmo comparativo.

O tíquete médio, equivalente ao valor médio da cota no mês, chegou a R$ 43,2 mil em julho, 14,,3% a mais do que os R$ 37,8 mil do mesmo mês do ano passado. Nos primeiros sete meses deste ano cerca de 307 mil consorciados tiveram a oportunidade de comprar um bem, número ligeiramente superior ao de 304 mil do mesmo período de 2016.

O volume de crédito que o setor colocou à disposição no mercado chegou a R$ 12,52 bilhões, valor também próximo ao do ano passado, de R$ 12,32 bilhões. De janeiro a julho a potencial participação das contemplações nas vendas do mercado interno foi de 29,5%, ou seja, a cada dez carros vendidos praticamente três foram comercializados por meio do consórcio

Para Paulo Roberto Rossi, presidente da Abac, a crescente procura pela modalidade vem evidenciando um comportamento diferenciado do consumidor: “Ao observar os resultados, fica clara a tendência de consumo de bens ou serviços com consciência e responsabilidade, com foco na gestão das finanças e com atenção aos princípios da educação financeira”.


Foto: Divlugação/Consórcio CAOA

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