Por Redação
A Mitsubishi Fuso, empresa integrante da Daimler Trucks, marcou o início de uma nova realidade no segmento de distribuição urbana de carga com o lançamento global do eCanter, o primeiro caminhão leve totalmente elétrico produzido em série no mundo. No evento, realizado em Nova Iorque, Estados Unidos, a fabricante adianta que planeja entregar 500 unidades do novo modelo para clientes dos Estados Unidos, Europa e Japão nos próximos dois anos.
“O Fuso eCanter responde à crescente demanda global de produtos que atendam e superem os rígidos padrões de emissão de CO2”, destaca em nota Marc Llistosella, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation e chefe da Daimler Trucks Asia. “O modelo oferece uma alternativa atrativa e econômica em relação ao motores a combustão e se apresenta como solução para o futuro da distribuição de carga nas cidades.”
A companhia de entregas rápidas UPS é a primeira parceira comercial no uso do eCanter em sua frota. A montadora também fornecerá o modelo para entidades sem fins lucrativos e de alguma maneira envolvidas na preservação do meio ambiente, como o Jardim Botânico de Nova Iorque e a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem.
O Fuso eCanter tem capacidade para 3,5 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) e promete autonomia de 100 km. No trem de força o veículo carrega seis baterias de íon lítio com 420 Volts e 13,8 kWh cada. De acordo com a fabricante, na comparação com um caminhão convencional a diesel, a opção elétrica oferece economia nos custos operacionais de até € 1.000 a cada 10.000 km percorridos.
Não é de agora que a Mitsubishi Fuso e Daimler arregaçam as mangas para tornar viável o eCanter. Sua primeira aparição, ainda como protótipo, foi no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha, em 2010 e a produção das primeiras unidades de teste começou em 2014. Em maio passado surgiu a primeira encomenda para o mercado japonês, onde a Seven-Eleven operará em sua frota 25 unidades do pequeno caminhão.
Além de produzido no Japão, o Fuso eCanter saíra da fábrica de Tramagal, em Portugal, na mesma linha onde são construídos os caminhões convencionais a diesel da marca. A unidade portuguesa terá a responsabilidade de abastecer os mercados da Europa e dos Estados Unidos.
Foto: Mitsubishi Fuso/Divulgação
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