Mercado

Sedãs pequenos perdem espaço para os SUVs

Saída de linha do Fiat Siena contribuiu para a queda, assim como a menor oferta do Hyundai HB20S em favor do Creta

Por Alzira Rodrigues

Hyundai Creta já vendeu 24,9 mil unidades este ano

O segmento que mais perde participação no mercado automotivo este ano é o de sedãs pequenos. Sua fatia no total de automóveis e comerciais leves vendidos no País caiu de 17,2% no acumulado dos primeiros oitos meses de 2016 para 14,8% no mesmo período deste ano, uma perda de 2,4 pontos porcentuais.

Na contramão desse movimento decrescente dos sedãs pequenos está o segmento dos SUVs, que ganhou expressivos 3,9 pontos porcentuais até agosto – 21,6% este ano contra 17,7% no ano passado – e hoje é vice-líder no ranking por segmento.

Os hatchs pequenos, os líderes, tiveram pequena alta de 1,2 ponto porcentual, passando de 25,6% para 26,8% em um ano. E os veículos de entrada, na terceira colocação do ranking por segmento, perderam um pouco de espaço, caindo de 21,2% para 20,7%.

No caso dos sedãs pequenos, que ocupam o quarto lugar no ranking por segmento divulgado mensalmente pela Fenabrave, a perda de participação tem muito a ver com a saída de linha do Fiat Siena em outubro do ano passado. Suas vendas, em 2016, ficaram em 23,5 mil unidades. A Fiat lançará a versão sedã do Argo no começo do ano que vem, o que pode contribuir para que o segmento tenha alguma recuperação a partir de 2018.

Também contribuiu para a queda de participação dos sedãs pequenos a menor oferta do HBS20. Como a Hyundai opera no limite de sua capacidade, a chegada do SUV Creta fez a empresa reduzir a produção do seu sedã. As vendas do HB20S caíram de 30,6 mil unidades nos primeiros oito meses de 2016 para 20,3 mil unidades no mesmo período deste ano. E as do Creta, lançado no final do ano passado, atingiram quase 25 mil unidades até agosto.

O Chevrolet Prisma é líder no segmento, com 44,9 mil unidades emplacadas este ano, crescimento de 4,6% sobre as 42,9 mil de janeiro a agosto de 2016. O VW Voyage, vice-líder, é o que mais ampliou vendas este ano no segmento. Passou de 18,7 mil unidades emplacadas para 26,1 mil, expressiva alta de 39,5%. Já o Toyota Etios teve pequeno crescimento de 3% em suas vendas, atingindo 20,4 mil unidades nos primeiros oito meses deste ano.

 


Foto: Divulgação/Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás