Empresa

Montadoras compram 32,2% a mais de peças no ano

No total, faturamento da indústria brasileira de autopeças cresceu 17,1% até julho 

Por Redação

A indústria brasileira de autopeças teve um aumento de 17,1% em seu faturamento líquido nominal de janeiro a julho deste ano sobre a receita registrada em iguais meses de 2016. As vendas para montadoras cresceram 33,2% no período, enquanto os negócios intrassetoriais tiveram alta de 19,7%.

Os dados foram divulgados na sexta-feira, 22, pelo Sindipeças, com base em levantamento mensal feito com 64 associadas que representam praticamente 1/3 das vendas totais do setor de autopeças no Brasil. Na reposição e nas exportações apuradas em reais registrou-se queda de 2,48% e 6,58%, respectivamente, embora em dólares as vendas para o exterior tenham crescido 6,82%.

O nível de utilização da capacidade em julho foi de 65%. As contratações subiram 1,7% tanto na comparação com junho deste ano quanto em relação a igual mês de 2016. De acordo com o Sindipeças, a produção do setor avançou 4,4% em julho sobre junho, após recuo de 6% no mês anterior. No acumulado do ano a alta da produção é de 7,1%. A receita líquida, por sua vez, subiu 3,8% em julho sobre junho, destacando-se a parcela proveniente das montadoras (6,18%) e do mercado de reposição (5,11%).

Dentre os fatores positivos que têm impulsionado os negócios no setor, o Sindipeças destaca o aumento da produção de veículos e o avanço de 1,3 ponto do Índice de Confiança da Indústria, ICI/FGV, entre junho e julho e de 4,9% em relação ao mesmo mês de 2016.

Na comparação interanual – doze últimos meses contra os doze anteriores –, a receita do setor cresceu 21,8%, puxada pela boa performance da maioria dos canais de vendas, excetuando-se o mercado de reposição, cujo desempenho foi excepcionalmente forte em 2016 e, por isso, registra baixa de 0,6% nesse mesmo comparativo. No acumulado dos primeiros oito meses do ano em relação ao mesmo período de 2016 a receita com o aftermarket teve queda de 2,5%.


Foto: Divulgação/Nissan

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás