Produto

Após dois meses de revelado nos Estados Unidos, FCA faz recall no Brasil

Convocação envolve mais de 23 mil unidades do Fiat Freemont com eventual problema na fiação de airbag do motorista

Por George Guimarães

No dia 14 de julho o AutoIndústria noticiou que a FCA acabara de anunciar, nos Estados Unidos, recall de 1,3 milhão de veículos em todo o mundo para troca de alternador e também para reparo na instalação do airbag do motorista. Neste segundo caso, perto de 233 mil unidades do Fiat Freemont fabricadas de 2012 a 2015 estariam envolvidas.

Procurada pela reportagem aqui no mesmo dia, a empresa não soube dizer se algumas delas vieram para o Brasil. Pois na última sexta-feira, 22, a montadora divulgou nota relatando a necessidade da intervenção em exatos 23.240 veículos que foram importados do México.

A FCA, assim, levou mais de dois meses — precisos 71 dias — para também alertar o consumidor brasileiro do potencial problema que, conforme a própria montadora nos Estados Unidos, pode acarretar curto circuito e, neste caso, até mesmo incêndio.

Em comunicado a empresa  informou que somente a partir da última segunda-feira, 25, os proprietários deveriam agendar  comparecimento às concessionárias da marca “para  seja providenciada, gratuitamente, a análise e, se necessária, a reparação ou substituição da fiação do volante de direção do veículo, bem como a instalação de uma proteção que evitará a ocorrência de desgaste na fiação, tendo em vista a possibilidade de curto-circuito, com o acionamento involuntário do air bag”.

“Tal situação”, prosegue o texto, “poderá aumentar o risco de acidentes, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros”.

O procedimento, calcula a montadora, demandará cerca de 1 hora. Os veículos convocados no recall nacional têm numeração de chassi 3C4BFAAB1ET100146 a 3C4PFABB7ET735909 e a empresa coloca à disposição dos proprietários a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000 ou o site www.fiat.com.br para mais informações.


Foto: Divulgação/FCA

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás