Mercado

Veículos de entrada voltam a ganhar espaço no mercado

Maior disponibilidade de crédito e chegada do Kwid elevaram a demanda por modelos de menor valor em setembro. Ford Ka é o líder do segmento.

Por Alzira Rodrigues

Após perder espaço para os SUVs em fevereiro deste ano, os veículos de entrada, aqueles de menor valor, voltaram a ocupar em setembro a vice-liderança no ranking por segmento do mercado divulgado pela Fenabrave mensalmente. Os veículos de entrada foram os únicos com resultado positivo em setembro. Emplacaram total de 38,6 mil unidades, 8,4% a mais do que em agosto.

As vendas do segmento líder, os hatches pequenos, por exemplo, caíram 10,5%, de 49,4 mil unidades para 44,2 mil no mesmo comparativo. E as de SUVs sofreram queda de 12,8%, baixando de 40,5 mil 35,3 mil. Além do bom desempenho de setembro, também no acumulado do ano os veículos de entrada registram desempenho melhor do que o do mercado no geral. Enquanto as vendas totais de automóveis e comerciais leves cresceram 7,8%, as dos modelos de preço mais baixo ampliaram-se em 15,8%.

A maior disponibilidade de crédito, segundo o presidente da entidade, Alarico Assumpção Jr., é um dos fatores que contribuiu para o aumento da demanda por veículos de entrada. Segundo ele, a aprovação de crédito, que limitava-se a três em cada dez pedidos de empréstimo, subiu no mês passado para 3,4. Como é um subsegmento que abrange pessoas de menor poder aquisitivo, o crédito é fundamental para movimentar negócios nessa área.

Mas não é só o crédito o responsável pelo crescimento do segmento. Outro fator decisivo para esse movimento foi a chegada ao mercado do Renault Kwid, veículo que tem preço a partir de R$ 30 mil e só teve vendas iniciadas em agosto. O modelo vendeu quase 10,4 mil unidades em setembro, contra 2,9 mil em agosto. Foi o líder por segmento no mês passado e o segundo veículos mais vendido no País.

No acumulado do ano, o líder entre os veículos de entrada é o Ford Ka, com 68,2 mil emplacamentos e 24,1% de participação. Seus concorrentes são VW Gol, Fiat Mobi, Toyota Etios, Fiat Uno, VW up!, Fiat Palio e agora o novo modelo da Renault. O subsegmento líder, o de hatches pequenos, tem entre seus principais protagonistas o Chevrolet Onix, líder de mercado, o Hyundai HB20, o Renault Sandero, o VW Fox e o também recém-lançado Fiat Argo.

Setembro foi um bom mês para o setor em termos de vendas diárias, que superaram 9,9 mil unidades, mas como só teve 20 dias úteis contra os 23 de agosto, houve queda de 7,4% no volume total, que refletiu-se em todos os segmentos – exceto o de veículos de entrada. No acumulado do ano, o segmento de SUVs ainda aparece em segundo lugar, com 21,5% de participação, mas o de veículos de entrada está bem próximo, com fatia de 20,98%.


Fotos: Divulgação/Ford/Renault

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás