Mercado

Veículos de entrada voltam a ganhar espaço no mercado

Maior disponibilidade de crédito e chegada do Kwid elevaram a demanda por modelos de menor valor em setembro. Ford Ka é o líder do segmento.

Por Alzira Rodrigues

Após perder espaço para os SUVs em fevereiro deste ano, os veículos de entrada, aqueles de menor valor, voltaram a ocupar em setembro a vice-liderança no ranking por segmento do mercado divulgado pela Fenabrave mensalmente. Os veículos de entrada foram os únicos com resultado positivo em setembro. Emplacaram total de 38,6 mil unidades, 8,4% a mais do que em agosto.

As vendas do segmento líder, os hatches pequenos, por exemplo, caíram 10,5%, de 49,4 mil unidades para 44,2 mil no mesmo comparativo. E as de SUVs sofreram queda de 12,8%, baixando de 40,5 mil 35,3 mil. Além do bom desempenho de setembro, também no acumulado do ano os veículos de entrada registram desempenho melhor do que o do mercado no geral. Enquanto as vendas totais de automóveis e comerciais leves cresceram 7,8%, as dos modelos de preço mais baixo ampliaram-se em 15,8%.

A maior disponibilidade de crédito, segundo o presidente da entidade, Alarico Assumpção Jr., é um dos fatores que contribuiu para o aumento da demanda por veículos de entrada. Segundo ele, a aprovação de crédito, que limitava-se a três em cada dez pedidos de empréstimo, subiu no mês passado para 3,4. Como é um subsegmento que abrange pessoas de menor poder aquisitivo, o crédito é fundamental para movimentar negócios nessa área.

Mas não é só o crédito o responsável pelo crescimento do segmento. Outro fator decisivo para esse movimento foi a chegada ao mercado do Renault Kwid, veículo que tem preço a partir de R$ 30 mil e só teve vendas iniciadas em agosto. O modelo vendeu quase 10,4 mil unidades em setembro, contra 2,9 mil em agosto. Foi o líder por segmento no mês passado e o segundo veículos mais vendido no País.

No acumulado do ano, o líder entre os veículos de entrada é o Ford Ka, com 68,2 mil emplacamentos e 24,1% de participação. Seus concorrentes são VW Gol, Fiat Mobi, Toyota Etios, Fiat Uno, VW up!, Fiat Palio e agora o novo modelo da Renault. O subsegmento líder, o de hatches pequenos, tem entre seus principais protagonistas o Chevrolet Onix, líder de mercado, o Hyundai HB20, o Renault Sandero, o VW Fox e o também recém-lançado Fiat Argo.

Setembro foi um bom mês para o setor em termos de vendas diárias, que superaram 9,9 mil unidades, mas como só teve 20 dias úteis contra os 23 de agosto, houve queda de 7,4% no volume total, que refletiu-se em todos os segmentos – exceto o de veículos de entrada. No acumulado do ano, o segmento de SUVs ainda aparece em segundo lugar, com 21,5% de participação, mas o de veículos de entrada está bem próximo, com fatia de 20,98%.


Fotos: Divulgação/Ford/Renault

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás