País vizinho, que comprou 395 mil unidades até setembro, comercializará o novo VW Polo brasileiro a partir do início de 2018
Por Alzira Rodrigues
As exportações de veículos bateram novo recorde no acumulado dos primeiros nove meses deste ano, atingindo 566,3 mil veículos embarcados, 55,7% a mais do que no mesmo período de 2016. A Argentina continua de longe como o maior país comprador do Brasil, com total de 395 mil veículos recebidos, alta de 41,6% em relação aos 279 mil que adquiriu de janeiro a setembro do ano passado.
Pelo importância desse mercado, a Volkswagen promoveu ontem no país vizinho a apresentação do novo Polo para jornalistas locais e importadores de países da América Latina, que receberão o veículo – que chega no mercado brasileiro em novembro – a partir do início do próximo ano.
Apesar de ainda responder por 69,7% das exportações brasileiras, a Argentina vem perdendo participação nesse ranking – no acumulado até setembro do ano passado detinha fatia de 76,7%. Quem está ocupando maior espaço são outros países da América do Sul, como o Chile, que ampliou em 117% as compras de veículos brasileiros – 26 mil nos primeiros nove meses deste ano contra 12 mil no mesmo período do ano passado.
As exportações para o Uruguai cresceram 109% no mesmo comparativo, com 23 mil veículos este ano, e ampliaram-se em 207% no caso do Peru, com 12 mil unidades. O México é o segundo entre os mercados que mais compram veículos brasileiros, com total de 69 mil unidades este ano, 30% a mais do que os 53 mil do mesmo período de 2016. É índice próximo ao do crescimento das exportações para a Colômbia, que recebeu 16 mil veículos este ano contra os 12 mil dos primeiros nove meses de 2016.
Os dados foram divulgados na quinta-feira, 4, pela Anfavea, e indicam crescimento expressivo também na receita do setor com exportações. De janeiro a setembro foram exportados US$ 11,66 bilhões, valor 51,5% superior ao do mesmo período do ano passado (US$ 7,7bilhões) e maior do que o obtido durante todo o ano de 2016 (US$ 10,7 bilhões).
“O novo Polo fabricado no Brasil é um modelo desenvolvido com foco na região América do Sul, trazendo inovações para atender as expectativas desses mercados, que são específicas em alguns pontos, com o design”, disse na Argentina o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen América do Sul (SAM), Thomas Owsianski. “Tenho certeza de que com a chegada do novo Polo teremos ainda mais sucesso nas exportações”.
Fotos: Divulgação/VW
Empresa também está criando empresa dedicada para o segmento
Operação começa com sensor de NOx para pesados
Empresa muda embalagens para dificultar essa prática e quer crescer 10% este ano no mercado…
Mercado mundial de elétricos, mesmo na China, passa por momentos de incertezas
Anderson Pontalti mostra os avanços da empresa nos últimos dez anos, com operações internacionais triplicadas
No Brasil, empresa quer crescer 300% no segmento de reposição