Produto

Nova Shell V-Power chega aos postos no dia 16

O combustível está sendo lançada simultaneamente em 26 países

Por George Guimarães

Cinco anos. Esse é o tempo de desenvolvimento mundial  da nova geração da gasolina aditivada V-Power que a Raízen, licenciada da Shell no Brasil,  lançou oficialmente nesta quinta-feira, 5.  O novo combustível começa a ser vendido no próximo dia 16 em cerca de 6 mil postos  da rede Shell em todo o País.

Diferente da geração anterior, que chegou ao Brasil em 2003, quase cinco anos depois de seu lançamento mundial, a nova formulação foi lançada simultaneamente em 26 países. O combustível, promete a Raízen, tem melhor rendimento em decorrência de aditivos que, além de limparem, reduzem o atrito entre diversas peças do motor, como válvulas, bicos injetores, bomba e anéis de pistão.

A nova V-Power, afirma Gilberto Pose, engenheiro da Raízen, dispõe de 40% mais moléculas de limpeza do que a V-Power Nitro +, produto hoje no mercado. Porém, Eduardo Wantuil, diretor de marketing,  antecipa que com a chegada da nova V-Power a empresa retirará do mercado a antigs formulação aditivada, mas manterá  a V-Power Racing, de alta octanagem e indicada sobretudo a veículos de desempenhos superiores.

Wantuil lembra que o Brasil já é o segundo maior mercado de varejo da Shell em todo o mundo e tende, no entender da empresa, a demandar mais combustíveis premium com a crescente adoção de motores  sofisticados nos carros nacionais, comos os de três cilindros, turbos e de injeção direta.

Motores do gênero exigem condições ainda mais ideais de forma a evitar qualquer perda de desempenho, reforça. Segundo os técnicos da Shell,  já no primeiro enchimento, a V-Power é capaz de retirar 80% de toda a sujeira acumulada nos bicos injetores, por exemplo.

Liderança e marketing — Sem revelar números nem mesmo porcentuais, o diretor de marketing da Raízen diz que a V-Power já detém a liderança do mercado interno no segmento e que a nova geração do combustível, fruto de investimento mundial anual de US$ 1 billhão em pesquisa e desenvolvimento, consolidará essa posição. Para isso, porém, a Raízen fará um dos maiores investimentos em marketing do produto desde sua criação, em 2011.  A campanha englobará filmes publicitárias, midias digitais e ações nos próprios postos.

A Raízen conta com 26 unidades produtoras no Brasil, com cerca de 30 mil funcionários,  e negocia anualmente  25 bilhões de litros de combustíveis no mercado interno, seja gasolina ou etanol. A empresa ainda tem capacidade instalada de produção de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e vende a cada ano 2,8 milhões de MWh.


Fotos: Divulgação/ Shell

 

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George Guimarães

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