Por Alzira Rodrigues
No auge da crise do setor automotivo, em março de 2016, nada menos do que 38,7 mil funcionários estavam afastados das linhas de montagem das montadoras, seja pelo regime de layoff (8,2 mil) ou pelo PSE, Programa de Seguro Empresa (30,5 mil). Esse total foi reduzido gradativamente e chegou a 12,5 mil em junho. De lá para cá baixou ainda mais, para 5,8 mil. Ou seja, 6,7 mil metalúrgicos voltaram ao trabalho nos últimos três meses.
No mesmo período a indústria automobilística admitiu 1,4 mil novos funcionários, ampliando seu quadro para 126,3 mil. Algumas montadoras, assim, já estão contratando, enquanto outras anunciaram a criação de novas vagas até o final do ano – caso da GM em Gravataí (RS), com setecentos novos empregos, e MAN, em Resende (RJ), mais trezentos. Assim como a GM no Sul, a VW abrirá o terceiro turno na fábrica da Anchieta, no ABC paulista, e promete trazer de volta à produção funcionários afastados.
São números que refletem a retomada da produção no setor, iniciada a partir dos bom desempenho das exportações e agora consolidada pelo maior movimento nas concessionárias, que gerou em setembro o maior volume de venda média por dia útil desde dezembro de 2015.
É certo que o setor está ainda muito aquém do que viveu em 2012, com o mercado interno na faixa de 3,8 milhões, recorde até hoje, e também 2013, quando a produção atingiu seu maior nível no Brasil, 3,7 milhões de unidades. A diferença de lá para cá é que na época se importava muito mais, tanto que a produção esteve abaixo do que se vendia internamente, apesar das exportações.
E hoje acontece exatamente o oposto. Como o Inovar-Auto inibiu em demasia a venda de importados e a indústria foi atrás do mercado externo para compensar, mesmo que apenas em parte, a forte retração interna, a produção anda em ritmo mais acelerado do que as vendas domésticas.
Das linhas de montagem aíram 1,99 milhão de veículos nos primeiros nove meses do ano, crescimento de 27% na comparação com o apurado no mesmo período de 2016, 1,57 milhão. Apenas em setembro foram 236,9 mil, alta de 39,1% sobre as 170,3 mil unidades de um ano antes e baixa de 9,2% frentge às 260,9 mil de agosto, que teve três dias úteis a mais.
O desempenho das exportações tem sido decisivo para o resultado da produção ao longo do ano. Os embarques para o exterior atingiram 566,3 mil unidades até setembro, 55,7% a mais do que as 363,7 mil exportadas no mesmo período do ano passado. Em receita, o setor já exportou no ano US$ 11,6 bilhões, mais do que no ano passado inteiro (US$ 10,6 bilhões).
Número de funcionários afastados do trabalho
Layoff PPE/PSE Total
Ago/15 6.114 1.498 7.612
Set 5.594 10.462 16.056
Out 6.600 18.040 24.640
Nov 6.618 21.785 28.403
Dez 5.134 25.488 30.622
Jan/16 6.334 29.170 35.504
Fev 7.319 27.672 34.991
Mar 8.241 30.551 38.792
Abr 6.044 30.551 36.595
Mai 6.050 20.965 27.015
Jun 5.867 22.316 28.183
Jul 4.457 21.310 25.767
Ago 2.473 19.777 22.250
Set 1.960 5.347 7.307
Out 2.395 5.343 7.738
Nov 2.237 5.199 7.436
Dez 2.201 8.728 10.929
Jan/17 1.672 8.679 10.351
Fev 1.669 8.681 10.350
Mar 1.562 9.074 10.636
Abr 1.347 8.938 10.285
Mai 2.718 7.609 10.327
Jun 2.788 9.754 12.542
Jul 3.226 8.972 12.198
Ago 3.432 2.888 6.320
Set 2.964 2.867 5.831
Fontes: Ministério do Trabalho, montadoras
Foto: Divulgação/VW
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