Produto

Ford Caminhões na era da conectividade

Montadora apresenta na Fenatran protótipo com o qual sinaliza suas ofertas para um futuro próximo

Por Lael Costa

Ao comemorar 60 anos da produção do seu primeiro caminhão nacional, um F-600 saído da linha de montagem da antiga fábrica do Ipiranga, a Ford Caminhões leva para Fenatran (de 16 a 20 de outubro no São Paulo), o Cargo Connect, um protótipo que tanto marca a evolução dos produtos da marca ao longo das seis décadas quanto antecipa suas ofertas para o mercado.

O modelo, baseado em um Cargo 2429 8×2, reúne os mais recentes avanços da eletrônica e da telemetria para tornar as operações de transportes de carga mais eficientes, seguras e produtivas. Os recursos, muitas vezes vistos somente em mercados maduros ou em veículos mais sofisticados, passarão a ser realidade nos caminhões da Ford. O plano da marca será focar as futuras ofertas os segmentos de caminhões leves e médios para atender caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas, público com menos acesso às inovações que facilitam o dia a dia.

Desenvolvido em parceria com Cummins, Bosch e Autotrac, o protótipo traz sistemas já bem conhecidos e já disponíveis por muitas fabricantes, como sistema de autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência na faixa de rolagem, alerta de fadiga e sistema adaptativo de velocidade em relação ao veículo que vai à frente.

Mas também traz ferramentas ainda inéditas que contribuem com mais eficiência operacional, casos do ajuste automático da potência e do torque do motor em função do peso carregado e da topografia, gerenciamento da carga em tempo real, (garante a distribuição correta da carga sobre o chassi, além comprovação do volume transportado) e sistema de diagnóstico de falhas preditivo, avisando o motorista a respeito do estado dos componentes do veículo para programar manutenção antes da ocorrência de qualquer problema.

O modelo protótipo da Ford está muito mais para a realidade de hoje do que para um amanhã distante. “O cliente vai nos dizer, conforme sua necessidade, o que colocaremos à disposição do mercado”, revela João Pimentel, diretor de operações de caminhões da Ford para a América do Sul. “O pacote não deverá vir de uma vez só, mas seus itens nele disponíveis podem ser lançados entre 3 meses e 3 anos.”

Boné contra sono – Ao mesmo tempo em que pavimenta seu caminho para a era da conectividade, a Ford Caminhões também avança com desenvolvimento de dispositivos de segurança inovadores. Há mais de oito meses a montadora testa com auxílio de motoristas o que chamou de Boné Alerta, à primeira vista um boné comum, mas equipado com sensores que interpretam os movimentos de cabeça. Ao identificar sonolência, a popular “pescada”, o acessório emite alertas sonoros, visuais e vibratórios.

De acordo com Pimentel, o boné faz parte do pacote da tecnologia e serviços da Ford. “A ideia também é mostrar que a empresa se preocupa com o motorista e seu entorno, além do esforço de evitar o cansaço, um dos maiores causadores de acidentes.”

A Ford adianta que o boné é um protótipo e se encontra em fase de testes, com vistas ao processo seguinte de patenteamento e certificação. Não há planos para a sua produção e comercialização no curto e médio prazo.


Foto: Ford Caminhões/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás