Lançamentos

e-Delivery, o elétrico Made in Brazil

Engenharia brasileira liderou projeto de desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico da Volkswagen Caminhões

Por Redação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido totalmente pela engenharia brasileira da montadora, o e-Delivery. A apresentação da novidade ocorreu no Innovation Day, evento promovido pela Volkswagen Truck & Bus, holding da MAN, em Hamburgo, na Alemanha, na quarta-feira, 12.

O modelo, da categoria leve, foi pensado para as aplicações de distribuição urbana de carga e iniciará operações em frotas de clientes da montadora a partir do ano que vem. O trem de força, desenvolvido em parceria com Eletra, empresa nacional de São Bernardo do Campo (SP), traz motor elétrico da WEG com 80 kW, equivalente a 109 cv, com torque de 493 Nm associado a uma caixa de transmissão automática da Allison.

Segundo a Eletra, o conjunto foi desenvolvido para possibilitar o trânsito em diferentes condições. O e-Delivery pode, por exemplo, partir de rampas com inclinação de até 25◦ graus e subir em ruas de até 30◦ graus.

Para alimentar o motor, as baterias são de íon-lítio que permitem recargas rápidas de até 30% da capacidade em 15 minutos, ao longo da rota do veículo, ou recargas longas de 100%, em três horas. A autonomia, a depender da aplicação e da configuração do caminhão, é de até 200 km. O e-Delivery será ofertado nos modelos para 9 ou 11 toneladas de PBT, Peso Bruto Total.

“O e-Delivery representa um marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Trata-se de uma plataforma totalmente nova, desenvolvida no Brasil, na busca de alternativas de mobilidade nas cidades”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America. “Ele (o caminhão) insere, definitivamente, a engenharia brasileira na rota global de tecnologia.”

O novo caminhão incorpora também tecnologia de freio regenerativo, possibilitando a recuperação de até 30% da energia das baterias antes do acionamento do freio mecânico das rodas. Ao mesmo tempo, o sistema Eco Drive Mode permite economizar a energia ao ajustar a demanda de corrente das baterias de acordo com o peso e as condições da carga.

Os sistemas de ar-condicionado e as bombas de água e direção também funcionam com motores elétricos, porém, independentes do sistema de tração. Eixos, suspensão, chassis, rodas e pneus são os mesmos da nova linha Delivery, compartilhando componentes comuns com a plataforma.

O resultado, segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, é um veículo leve, versátil, com emissão zero de gases poluentes e do efeito estufa, além de baixíssimo nível de ruído.


Foto: MAN Latin America

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Fatia dos carros chineses atinge 6% e venda de nacionais fica estagnada

Por causa da facilidade para importar, marcas chineses estão postergando início de produção local, diz…

% dias atrás

Exportações avançam 48% no 1º quadrimestre impulsionadas pela Argentina

Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano

% dias atrás

Produção de veículos avança 20% em abril e é a maior em seis anos

No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…

% dias atrás

Segmento de caminhões acende sinal de alerta na Anfavea

Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril

% dias atrás

Com novo T-Cross, VW retoma exportações para a África

Primeiro lote de 200 unidades seguiu para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e…

% dias atrás

Volvo inicia produção de ônibus elétricos no País

Fábrica de Curitiba assume a responsabilidade de abastecer o mundo com o BRZT em versões…

% dias atrás