Por Lael Costa
A DAF aproveita a Fenatran para ampliar sua gama de opções ao transportador, especialmente para os segmentos canavieiros e florestal. A empresa lança na feira os modelos das linhas CF e XF com motores de 13 litros com 460 cv ou 520 cv associados a uma caixa de transmissão automatizada da ZF de 16 marchas.
Os novos caminhões surgem prontos para atender recente legislação que permite composição com 11 eixos e peso bruto total combinado (PBTC) de 91 toneladas, os chamados superrodotrens. Os modelos chegam nas concessionárias no ano que vem, mas as vendas começam, agora, na Fenatran.
As novidades da DAF para as aplicações fora de estrada receberam investimento de R$ 50 milhões para serem desenvolvidas. Ao longo de 2 anos, a fabricante, que reuniu times de engenheiros do Brasil e da Holanda, em parceira com clientes dos segmentos, rodaram mais de 500 mil km com o propósito de reunir um conjunto capaz de proporcionar resistência e baixo custo operacional.
Os caminhões ganharam chassi e embreagem mais robusta, protetores de carter e radiador, além de uma suspensão traseira trapezoidal para até 32 toneladas. “A suspensão dos modelos off-road começou como um projeto local e acabou se tornando global”, conta Ricardo Coelho, diretor de desenvolvimento da companhia.
Os novos veículos estão disponíveis a partir de diversas configurações de cabine. Para o CF85, o transportador pode optar pelos habitáculos Day Cab, com teto baixo, a Sleeper Cab, com teto baixo e leito e a Space Cab, com teto alto e leito. Já para o XF 105 há a Comfort Cab e Space Cab, ambas com leito, além de terem o primeiro degrau de acesso ao veículo reforçado.
“Estamos focando em nichos, pisando em novos territórios e ainda mais preparados para a retomada do mercado de caminhões que se aproxima”, resume Luís Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil.
Além dos veículos para as aplicações fora de estrada, a DAF também incorporou na linha rodoviária XF um modelo 4×2 para atender segmentos como o de transporte de veículos, o de produtos químicos e as aplicações com baú. Para o caminhão a fabricante preparou pacote com três opções de cabine e três motores, de 310, 460 ou 520 cv.
Foto: DAF Caminhões Brasil/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024